Óbito : Morreu Antonino Solmer, ator, encenador e professor de teatro

O ator, encenador e professor de teatro Antonino Solmer morreu na quinta-feira à noite, aos 73 anos, anunciou o seu filho nas redes sociais, sem adiantar mais informações.

“Meu querido pai Antonino Solmer – falecido ontem de noite”, lê-se na página de Tiago Cardiff (Markques), na rede social Facebook.

Antonino Proença Marques, conhecido como Antonino Solmer, foi ator e encenador, dirigiu o Teatro da Trindade e a companhia Os Cómicos, foi também sub-diretor do Teatro Nacional D. Maria II, e teve uma longa carreira como professor da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), tendo formado gerações de atores.

Antonino Solmer nasceu em Lisboa, em 2 de março de 1950, indica a base de dados do Centro de Estudos de Teatro (CET), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Fez o curso de Atores-Encenadores da Escola Superior de Teatro e Cinema – antigo Conservatório Nacional -, a que se sucederam pós-graduações e estágios de interpretação e encenação, na Polónia, nomeadamente com o encenador e dramaturgo Josef Sjazna, em 1978, e nas escolas de teatro de Varsóvia e Cracóvia.