Partilhar

Gostava de saber quantos anos tem o seu coração? Ou o seu figado? Exame de sangue revela a idade real dos órgãos

Alguns órgãos do corpo humano podem envelhecer mais depressa do que outros, ficando mais vulneráveis ao aparecimento de doenças.

6 Março 2024
Sandra M. Pinto

O corpo humano envelhece continuamente ao longo da vida, mas isso não acontece de forma sincronizada: alguns órgãos podem envelhecer mais cedo ou mais tarde do que outros.

De acordo com os especialistas, o envelhecimento dos órgãos depende de vários fatores, por exemplo, órgãos com um metabolismo mais acelerado, como coração, fígado ou rins, geralmente são expostos a um stress maior e podem envelhecer mais depressa.

Os fatores ambientais também influenciam no processo, por exemplo, se a pele e os pulmões forem expostos a forte radiação UV, fumo ou poluição ambiental, envelhecem mais depressa. Além da genética, a capacidade regenerativa, ou seja, a capacidade de curar a si mesmo, também desempenha um papel importante. O sistema nervoso central, por exemplo, só se pode regenerar de maneira limitada.

«Podemos estimar a idade biológica de um órgão numa pessoa aparentemente saudável. Isso, por sua vez, prevê o risco de uma pessoa ter doenças relacionadas a esse órgão”, disse o autor sénior do estudo, Tony Wyss-Coray, professor de neurologia, em comunicado.

O estudo, publicado na revista científica Nature, mostrou que os órgãos envelhecem em ritmos diferentes – e quando a idade de um órgão é especialmente avançada em comparação com a do seu homólogo de outras pessoas da mesma idade, a pessoa que o transporta tem um risco mais elevado de morte e de desenvolver doenças associadas a esse órgão. Os pesquisadores descobriram também que cerca de um em cada cinco adultos razoavelmente saudáveis ​​com 50 anos ou mais apresenta pelo menos um órgão envelhecendo a um ritmo fortemente acelerado.

Como funciona?

São analisadas proteínas específicas dos órgãos no sangue. Após a recolha de sangue, um algoritmo baseia-se nas proteínas encontradas para determinar a idade da pessoa testada e a idade dos onze órgãos mais importantes. Ao analisar dados de 5.676 adultos de diferentes faixas etárias, os investigadores descobriram que quase 20% da população apresenta envelhecimento mais acelerado de um órgão. A análise também mostrou que o envelhecimento precipitado dos órgãos aumenta o risco de mortalidade de 20% a 50%. Pessoas com um coração envelhecido têm um risco 250% maior de sofrer insuficiência cardíaca. Foi também demonstrado que o envelhecimento acelerado do cérebro e dos vasos sanguíneos é responsável pela rápida progressão da doença de Alzheimer.

Ao ter conhecimento da idade dos órgãos é possível aplicar tratamentos e medidas preventivas de modo a evitar ou a retardar a progressão do seu envelhecimento. Medicamentos que influenciam o metabolismo, bem como suplementos alimentares, como antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres, por exemplo, podem ser usados para desacelerar o envelhecimento.

Para muitos cientistas, as abordagens promissoras da medicina regenerativa e na terapia com células-tronco podem ser usadas para reparar ou regenerar tecidos danificados ou envelhecidos.

 

 

Mais Recentes

Heitor Marin lança nova carta de bar do ÀCosta by Olivier Lisboa

há 30 minutos

Festival Gastronómico de Lisboa reúne celebridades e trade turístico no Rio de Janeiro

há 34 minutos

Dezembro está quase a chegar, mas estes signos vão ainda ganhar muito dinheiro até o mês acabar

há 47 minutos

A partir de hoje este é homem mais velho do mundo

há 1 hora

Opinião: «O impacto psicológico da Cyber Monday», Ana Rita Monteiro, psicóloga

há 2 horas

Proteja a sua casa da energia de vizinhos tóxicos e negativos: quer saber como?

há 19 horas

O novo ano está mesmo a chegar e são estes os signos que vão ganhar muito dinheiro em 2025

há 19 horas

Arts Hotel Porto inaugura exposição coletiva de pintura

há 20 horas

Por pouco mais de 1 euro adeus ao suor e ao mau cheiro. Mas despache-se: já há filas na Mercadona à procura deste desodorizante maravilha

há 20 horas

WhatsApp anuncia nova função para transcrever áudios: saiba como a ativar

há 21 horas

O significado da capa “framboesa” e do vestido preto da Rainha Letizia no retrato barroco de Annie Leibovitz

há 21 horas

A marca coreana de cuidados para a pele mais viral do TikTok já chegou a Portugal

há 21 horas

O melhor ‘Lip Gloss’ está na Mercadona: por 3 euros consiga uns lábios maiores e mais brilhantes

há 21 horas

Capital Verde Europeia 2026 é portuguesa

há 21 horas

Óbito: Morreu Jim Abrahams, realizador de Aeroplano ou Aonde é que Pára a Polícia?

há 23 horas

Óbito: Morreu John Tinniswood, o homem mais venho do mundo

há 23 horas

Óbito: morreu o farmacêutico Joaquim Chaves, fundador da Joaquim Chaves Saúde

há 23 horas

Cancro da próstata: testemunho de José Graça, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes da Próstata

há 23 horas

Celebre o Natal em grande: se fizer a sua reserva nestes restaurantes até dia 30 de novembro tem 15% de desconto

há 24 horas

Sonha com a altura em que pode ir para a reforma? Saiba que nestes países pode reformar-se bem mais cedo do que em Portugal

há 24 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.