Restaurante faz renascer pratos antigos, servindo-os com pinceladas de novas cores e texturas

Na nova carta do restaurante do Centro de Visitas da Taylor’s, em Vila Nova de Gaia, as propostas surgem carregadas de frescura e leveza, compatíveis com os dias amenos e longos da estação. Barriga de leitão é a grande novidade do recém-inaugurado menu, com uma surpreendente forma de servir o tradicional prato da Bairrada.

A carta de verão do restaurante Barão Fladgate faz renascer pratos antigos, servindo-os com pinceladas de novas cores e texturas. Pegando em palavras musicais para falar de culinária, o Chefe Tiago Ramos afirma que procedeu à “masterização dos pratos com mais procura, atribuindo-lhes alguns detalhes surpreendentes e buscando enfatizar o que de melhor têm”.

 

O tártaro de vieira, nas entradas do menu, é exemplo disso mesmo: o chefe repescou o prato de cartas antigas e refrescou-o ao nível do sabor e da apresentação.

Defensor dos sabores portugueses e tradicionais, o Chefe faz questão de usar a broa de Avintes em todas as suas cartas, até mesmo por Avintes ser a sua terra de origem e onde reside. Esse detalhe tão pessoal está patente no tártaro de novilho, que é mais uma das opções de entrada da nova carta.

 

No que respeita às opções de peixe, a corvina mantém-se, mas o bivalve que dá sabor ao arroz que a acompanha mudou e agora a calda é de berbigão. O tão português bacalhau ganhou o acompanhamento de uma batata diferente, com menos gordura e que harmoniza melhor com o prato. O polvo aparece igualmente com nova roupagem, ao passo que o robalo se mantém praticamente igual e com fortes características do sabor a mar.

Para as opções de carne, o emblemático restaurante com vista panorâmica sobre o Porto e o Rio Douro, apresenta nesta estação o pato com uma guarnição renovada, mantendo apenas o puré e o molho de laranja da carta antiga.

 

O lombo, prato de carne que se mantém há três cartas consecutivas, já que “reúne uma excelente aceitação desde a integração no menu”, segundo as palavras do chefe, “leva agora uma pitada de pickle de rama de aipo, para atribuir frescura e com umas couves coloridas para o verão”, acrescenta.

Novidades também no vitelão, que tem um molho de acompanhamento bem diferente do costume: o chefe inovou e criou um molho de café, para cortar a gordura do prato.

 

A novidade total da carta está na barriga de leitão: um prato que faz a recriação do leitão à Bairrada, mas servindo apenas a barriga, numa versão mais sumptuosa da tão tradicional iguaria portuguesa. Este prato apresenta também inovação no acompanhamento: lado a lado com o molho de pimenta tradicional, o chefe sugere  um puré de nabo. “Decidi pegar neste ingrediente tão tradicional português e inseri-lo neste prato. Assim, de uma só vez, trabalhei para enobrecer este legume e ao mesmo tempo criei uma harmonização plena, já que a sua adstringência ajuda a cortar a gordura e a pimenta do prato, equilibrando sensações e aromas”.

 

Frescura total nas opções vegetarianas e nas sobremesas

 

Para adeptos das opções vegetarianas, texturas de couve-flor é um prato que está já há algum tempo no menu e que se mantém. Trata-se, na verdade, de um mono-produto à volta da couve-flor, servindo este legume com diferentes formas, texturas e sabores e mostrando as diversas opções de o poder trabalhar e cozinhar.

Já o caril de seitã e soja é servido com muita fruta: banana, manga, maracujá e outros frutos exóticos, e picante quanto baste, o que resulta num prato de sabor bastante intenso, mais frutado do que o costume para um caril e com toques finais de gengibre rosa.

 

No que respeita às sobremesas, mantém-se da carta anterior a opção multisensorial Bosque, que nos leva à imersão na floresta através da visão, do paladar e do aroma. Com uma novidade: o perfume de canela típico do inverno foi agora substituído por perfume de framboesa, característico do verão.

 

Também fresco e perfeitamente adaptado a esta altura do ano, continua na carta o cheesecake de banana, servido com garam masala, creme inglês de folha de bananeira e gelado de caramelo salgado.

 

A novidade está no prato de pistachio: uma mousse com entremeio de gel de framboesa e banhado em chocolate. Ou seja, três camadas e três texturas que se harmonizam, cortando e aligeirando sabores.

 

A mousse de maracujá e manga, que esteve no menu há quatro anos e agora foi rebuscada, é banhada em chocolate branco, com um gel de laranja sanguínea. Uma sobremesa com muita frescura, acompanhada por um gelado de ananás para terminar a viagem de aromas.

 

À margem do menu a la carte, o restaurante Barão Fladgate oferece aos visitantes um menu de degustação apelidado como “A combinação perfeita”. Neste menu, todos os pratos são devidamente harmonizados, do ínicio ao fim da refeição, com vinhos Taylor’s.

 

Para provar a nova carta de verão ou o emblemático Menu Taylor’s, recomenda-se reserva antecipada online ou através do telefone 220 943 805. O restaurante está aberto todos os dias das 12h30 às 15h00 e das 19h00 às 22h00.

 

 

 

Ler Mais