Muitas pessoas sonham em encontrar um emprego ou uma fonte de rendimento extra que lhes permita viajar pelo mundo.
Uma das carreiras mais empolgantes nesta área é o escritor de viagens: a pessoa é enviada para conhecer destinos à volta do mundo e, em seguida, é pago para escrever sobre eles.
Não é tão fácil entrar na área que requer anos de treino e experiência. Mas duas profissionais da área estão a tentar mudar isso com um novo curso online, “Seja um Escritor de Viagens”, que ensina as pessoas a serem pagas para viajar.
O curso é ideia da editora Nina Ruggiero (atualmente diretora editorial digital da revista especializada Travel + Leisure) e da premiada jornalista Stacey Leasca (professora de jornalismo e editora digital colaboradora da Travel + Leisure, Food & Wine e outras publicações).
“Todas as semanas, recebemos dezenas de mensagens e e-mails a perguntar: ‘Como consigo o seu trabalho?’. Então, achámos que era a hora de partilhar todos os nossos segredos”, diz Leasca.
O curso “Seja um Escritor de Viagens” inclui o que se aprenderia num ambiente acadêmico tradicional, combinado com informações que só se adquire como insider. Os tópicos incluem como abordar editores, como escrever reportagens, aprimorar suas capacidades nas redes sociais, aprender sobre SEO e muito mais.
“Viagens podem ser um nicho exclusivo, mas esperamos abrir espaço para mais pessoas com pontos de vista diversificados. Acreditamos que há espaço para todos que realmente querem e estão dispostos a aprender”, diz Ruggiero.
Além dos cursos pagos, Leasca e Ruggiero também partilham conteúdo gratuito e dicas nas suas redes sociais, além de uma newsletter semanal.