As receitas de granola costumam conter aveia, nozes, frutas desidratadas e sementes. O alimento combina bem com saladas e iogurtes.
1. Tem mais energia e vitalidade
A granola possui vitaminas A, B1, B2, B3, B6 e E, além de minerais como o zinco, selénio, cromo e manganês. A combinação fornece energia e vitalidade e ajuda o corpo a combater os radicais livres.
O alimento também é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que funcionam como alimento para as bactérias benéficas da microbiota intestinal. Além do processo digestivo, essas bactérias influenciam o sistema imunológico e o estado de humor.
3. Melhora o trânsito intestinal
As fibras da granola contribuem para o aumento do bolo fecal no intestino, fator que potencializa o seu funcionamento e melhora sintomas como a prisão de ventre.
A granola é um alimento rico em carboidratos, gorduras, frutas secas e açúcares, por isso tem um alto valor calórico. Para não aumentar de peso, a recomendação é limitar o consumo a 2 ou 3 colheres de sopa por dia, de preferência misturando-as com um iogurte natural ou leite.
Receita de granola saudável:
Ingredientes
– 50g de flocos de arroz (opcional);
– 50g de castanha do Pará;
– 50g de castanha de caju;
– 50g de lascas de amêndoas;
– 50g de lascas de coco;
– 400g de aveia;
– 1 maçã.
Modo de fazer
– Bata a maçã no liquidificador com um pouco de água até ficar homogénea;
– Despeje os ingredientes numa forma forrada com papel manteiga ou papel alumínio;
– Depois coloque no forno a temperatura máxima durante 15 minutos pela primeira vez e depois mexa de 5 em 5 minutos até ficar seca e crocante.