<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Gripe: quatro em cada cinco pessoas com 85 anos ou mais já se vacinaram

2 Dezembro 2024
Forever Young com Lusa

Quatro em cada cinco (79%) pessoas com 85 anos ou mais de idade já se vacinaram contra a gripe este ano, segundo a estimativa da monitorização da campanha de vacinação hoje divulgada.

 

Os resultados da terceira vaga do vacinómetro, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), indicam que Portugal está próximo de atingir a meta de 75% de vacinação nas pessoas com 65 anos ou mais proposta pela Organização Mundial de Saúde, tendo atingido já os 72,8%.

Da população vacinada com 65 ou mais anos de idade, 81,8% é do Algarve, 80,1% da região Norte, 76% da Região Autónoma da Madeira, 80,1% da área metropolitana de Lisboa, 67% da zona Centro, 62,7% do Alentejo e 62,5% da Região Autónoma dos Açores.

As estimativas do vacinómetro indicam que 71,3% dos portadores de doença crónica já se vacinaram contra a gripe. A sub-análise realizada indica que terão já tomado a vacina da gripe 73,4% das pessoas com diabetes, 72,1% da população com doença cardiovascular e 72,2% das pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Os dados revelam ainda que 59% dos portugueses com 60 ou mais anos de idade também já se vacinaram, sendo que, mais de metade (51%) se vacinou por recomendação do médico e 31% por iniciativa própria, porque procura estar protegido.

A terceira vaga do vacinómetro indica que se vacinaram quase metade (45%) dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes, enquanto nas grávidas a cobertura vacinal sobe até aos 64%. Destas, 70% fizeram-no por recomendação do médico.

Do total do grupo de vacinados, na amostra estudada, os principais motivos que os levaram a vacinar-se foram a recomendação do médico (46,9%), iniciativa própria para estar sempre protegido (21,9%), no contexto de uma iniciativa laboral (20,2%), por saber que faz parte de um grupo de risco para determinada doença (5,9%) e por ter recebido notificação de agendamento pelo Serviço Nacional de Saúde (4,5%).

Citado no comunicado, o pneumologista Filipe Froes, do Hospital Pulido Valente – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, afirma que, comparando com os resultados da 3.ª vaga do ano passado, que aconteceu mais tarde, “o ritmo de vacinação está neste momento mais acelerado do que no ano passado”, destacando que Portugal está “muito perto” de atingir a meta de 75% proposta pela OMS para pessoas com mais de 65 anos.

O especialista destaca igualmente a “adesão massiva” à vacinação por parte das pessoas com 85 ou mais anos de idade, que está pela primeira vez a receber de forma gratuita a vacina de dose elevada, nos centros de saúde.

“A vacinação contra a gripe e mesmo contra a Covid-19 confirmaram mais uma vez o excelente registo de segurança”, acrescentou.

Em relação à vacina de dose elevada, administrada gratuitamente nas pessoas com 85 ou mais anos de idade nos centros de saúde, na amostra total estudada no vacinómetro, 50,9% não sabe que está disponível uma vacina com estas características para esta população.

Quanto ao local de aquisição/administração da vacina, varia em função da população-alvo, sendo que a totalidade dos profissionais de saúde inquiridos recebeu a vacina no local de trabalho, a população acima dos 80 e 85 anos e as grávidas receberam a vacina maioritariamente no Centro de Saúde e a população acima dos 60, entre os 60 e os 64 e acima dos 65 recebeu maioritariamente na farmácia.

Já entre os que não se vacinaram, 52% dos que têm 85 ou mais anos de idade ainda tencionam vacinar-se, o mesmo acontecendo com 25,5% das pessoas não vacinadas com 65 ou mais anos de idade e com 24,2% dos doentes crónicos.

No caso dos profissionais de saúde, 22,7% dos profissionais não vacinados manifestaram intenção de vacinar-se nesta época gripal e, no grupo entre os 60 e os 64 anos, 13% das pessoas inquiridas não vacinadas ainda o pretendem fazer nesta época gripal. O principal motivo para não se vacinarem foi o facto de não ser hábito (51,2%).

Relativamente à coadministração das vacinas contra a gripe e contra a covid-19, e tendo por referência os dados da vaga anterior, a taxa de coadministração junto dos grupos com recomendação subiu ligeiramente (de 76,6% para 77,3%), ainda que o principal motivo pela decisão de receber ambas as vacinas ao mesmo tempo se mantenha o mesmo (querer estar protegido e considerar que ambas são importante para a saúde).

O vacinómetro foi lançado em 2009 e os dados da segunda vaga foram recolhidos entre 23 e 28 de outubro.

A iniciativa permite monitorizar, em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde.

A campanha de vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 iniciou-se em 20 de setembro e está a decorrer, em simultâneo, em milhares de farmácias de todo o país e nas unidades do SNS.

SO // ZO

Lusa/Fim

Mais Recentes

Octant Évora abre as portas da Enoteca: uma experiência enogastronómica única no Alentejo

há 11 horas

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 11 horas

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 12 horas

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 12 horas

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 12 horas

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 13 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 13 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 13 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 13 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 14 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 14 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 14 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 15 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 15 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 16 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 16 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 16 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 16 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 17 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 17 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.