A capsaicina, um composto orgânico presente em alimentos picantes como a pimenta, é responsável pela sensação de queimação na língua. Também é usado na área médica como analgésico e para tratar condições como artrite reumatoide e psoríase.
Como a comida picante influencia a saúde?
Pode exacerbar a azia, mas não causa úlceras estomacais.
Comer comida picante pode piorar problemas de saúde, como refluxo gastroesofágico. Esse distúrbio afeta a digestão e faz com que um líquido mais ácido viaje do estômago até o esôfago, resultando em azia no peito e na garganta. É um equívoco comum pensar que comida picante pode levar a úlceras estomacais. No entanto, o oposto é realmente verdadeiro. O composto de capsaicina encontrado em alimentos condimentados pode ajudar a reduzir a produção de ácido no estômago. Altos níveis de ácido podem danificar o revestimento do estômago e aumentar o risco de desenvolver úlceras pépticas. Assim, incorporar alimentos condimentados na dieta pode diminuir a possibilidade de desenvolver úlceras estomacais.
Pode ajudar na perda de peso, mas quanto?
Quando se trata de perda de peso, existem diferentes teorias sobre a eficácia da comida picante. Alguns acreditam que os componentes picantes em certos alimentos podem aumentar a queima de calorias e gorduras e reduzir o apetite.
No entanto, até que ponto a comida picante pode contribuir para a perda de peso ainda está em debate. Comer alimentos que contenham capsaicina pode ter um leve impacto na perda de peso, mas não deve ser considerado uma solução mágica.
Acalma os intestinos e os mantém saudáveis
Sabia que nossas papilas gustativas e intestinos estão realmente conectados? Existe um recetor no corpo que ajuda a transmitir informações entre os órgãos, inclusive o sistema digestivo. Quando comemos alimentos picantes contendo capsaicina, este recetor sinaliza o sistema digestivo para produzir anandamida, o que pode reduzir o risco de inflamação intestinal causada por condições como colite ulcerativa e doença de Crohn.
A comida picante pode prejudicar nossas papilas gustativas?
Quando consumimos alimentos condimentados, eles causam uma sensação de queimação na língua e entorpecem temporariamente a cavidade oral. No entanto, isso não significa que comer alimentos condimentados destrua ou prejudique nossas papilas gustativas. Alimentos picantes irritam nossa boca, criando uma sensação de calor local, por isso são comumente chamados de “quentes”. A perda temporária de sensibilidade na boca é, na verdade, o mecanismo de defesa do nosso corpo contra o componente picante, e é apenas temporária.