<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Este teste promete detetar sinais da doença de Alzheimer em 5 minutos

22 Novembro 2022
Sandra M. Pinto

Saiba como funciona aqui.

Do encontro de pesquisadores de Cambridge, a empresa Cognetivity Neurosciences desenvolveu um teste digital com a duração de cinco minutos baseado em inteligência artificial que deteta sinais do declínio cognitivo a partir de imagens de animais mostradas num tablet, avança a BBC.

Algumas fotos são menos óbvias do que outras, e o utilizador deve confirmar rapidamente se é um animal ou não. Depois, a aplicação mostra uma pontuação, que pode funcionar como um alerta do declínio cognitivo.

Os fundadores da Cognetivity, Sina Habibi e Seyed-Mahdi Khaligh-Razavi, revelam no site da empresa que estavam a lidar com casos de demência na família quando perceberem que os seus parentes “foram diagnosticados tarde demais para conter as consequências devastadoras da doença”.

O teste não faz um diagnóstico. Tem a função dar indícios de um possível problema, que deve ser depois investigado por um especialista.

A Cognetivity obteve permissão da agência sanitária dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), para comercializar o teste. Também há uma permissão do género no Reino Unido.