Do encontro de pesquisadores de Cambridge, a empresa Cognetivity Neurosciences desenvolveu um teste digital com a duração de cinco minutos baseado em inteligência artificial que deteta sinais do declínio cognitivo a partir de imagens de animais mostradas num tablet, avança a BBC.
Algumas fotos são menos óbvias do que outras, e o utilizador deve confirmar rapidamente se é um animal ou não. Depois, a aplicação mostra uma pontuação, que pode funcionar como um alerta do declínio cognitivo.
Os fundadores da Cognetivity, Sina Habibi e Seyed-Mahdi Khaligh-Razavi, revelam no site da empresa que estavam a lidar com casos de demência na família quando perceberem que os seus parentes “foram diagnosticados tarde demais para conter as consequências devastadoras da doença”.
O teste não faz um diagnóstico. Tem a função dar indícios de um possível problema, que deve ser depois investigado por um especialista.
A Cognetivity obteve permissão da agência sanitária dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), para comercializar o teste. Também há uma permissão do género no Reino Unido.