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Há uma rede social que os portugueses estão a abandonar. Sabe qual é?

4 Novembro 2021
Sandra M. Pinto

Os dados são da última edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest.

O Facebook é a rede social que os portugueses mais estão a abandonar. De acordo com os dados da última edição do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais”, produzido pela Marktest, um em cada quatro utilizadores de redes sociais que assumiu ter abandonado alguma destas plataformas no último ano referiu o Facebook como a rede que deixou de utilizar.

Os resultados do estudo referem que o volume de inquiridos que diz ter deixado de usar alguma rede social se situa nos 19,6%. Um valor que representa um acréscimo de 2.5 pontos percentuais face aos 17,1% de portugueses com perfis em redes sociais que assumiam em 2020 ter abandonado alguma rede.

Na discriminação das redes abandonadas ao longo do último ano, a seguir ao Facebook o Top5 de plataformas mais citadas pelos inquiridos inclui ainda o Snapchat (25,2%), o Twitter (17.7%), o LinkedIn (15,1%) e o Pinterest (14,2%).

A falta de interesse foi o principal motivo apontado pelos inquiridos (36,8%) para justificar a decisão de abandonar estas redes sociais. A falta de tempo e o pouco uso que já antes davam às redes sociais abandonadas foram outras das razões mais referidas.

Recorde-se que, embora seja a rede social com mais abandonos, o Facebook continua a ser de forma a rede social com mais utilizadores em Portugal: 93.4% dos utilizadores de redes sociais afirmam ter perfil criado no Facebook.

A edição de 2021 do estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais” concluiu também que os portugueses têm, em média, contas criadas em 6 redes sociais. Ou seja, mais do dobro da média que se verificava em 2011, quando a Marktest começou a produzir este estudo.

Este registo confirma o crescimento exponencial do hábito de uso de redes sociais em Portugal, que ganha ainda maior volume entre os mais jovens, onde sobe para 9 a média de redes onde os utilizadores dizem ter perfil criado.