<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Hematoma no cérebro obriga presidente do Brasil a cancelar viagem à Rússia: conheça esta patologia que atingiu Lula

21 Outubro 2024
Forever Young

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou uma viagem à Rússia devido a um acidente doméstico.

Segundo nota divulgada no site da Presidência da República, Lula «não viajará à cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração».

«O presidente irá participar da Cúpula dos Brics através de videoconferência e terá agenda de trabalho normal esta semana em Brasília, no Palácio do Planalto», conclui o texto.

De acordo com um boletim divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês, o presidente foi atendido em Brasília n«após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital».

«Após avaliação da equipa médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer as suas demais atividades», detalha o boletim.

Em entrevista ao jornal O Globo, Kalil Filho detalhou que os exames feitos no final de semana apontam que o presidente teve «mínimos pontos de hematomas» no cérebro após um «forte trauma» na parte de trás da cabeça.

O que é ‘ferimento corto-contuso’ e ‘região occipital’?

É uma mistura de um corte com uma contusão, ocorrida após uma pancada ou um impacto.

Geralmente essa lesão afeta não só a pele, mas também alguns tecidos internos e gera sangramento. A equipa médica informou que o presidente levou cinco pontos na região do ferimento, para fechar o corte.

Pelas informações divulgadas pela imprensa nas últimas horas, Lula caiu na casa de banho, enquanto estava sentado num banco e fazia os últimos preparativos para a viagem à Rússia. Teria caído para trás e batido co, a cabeça.

E daí vem a explicação para o segundo termo mencionado no boletim médico: a região occipital compreende a parte traseira do crânio, quase na fronteira com o pescoço e a nuca.