A obstrução do intestino é um bloqueio que interrompe completamente ou compromete gravemente a passagem de alimentos, líquido, secreções digestivas e gás pelo intestino.
As causas mais comuns em adultos são a formação de tecido cicatricial resultante de cirurgia abdominal prévia, hérnias e tumores.
Dor, inchaço e perda de apetite são comuns.
O diagnóstico baseia-se nos resultados de um exame físico e de radiografias.
Geralmente, é necessária uma cirurgia para remover a obstrução
Uma obstrução pode ocorrer em qualquer segmento do intestino delgado ou grosso e pode ser parcial ou completa. A parte do intestino acima da obstrução continua a funcionar. Esta parte dilata-se à medida que vai se enchendo de alimentos, líquido, secreções digestivas e gases. O revestimento mucoso torna-se inchado e inflamado. Se esse distúrbio não for tratado, o intestino pode sofrer rutura, vazando o seu conteúdo na cavidade abdominal, causando inflamação e infeção (peritonite).
As causas de obstrução intestinal diferem dependendo da idade da pessoa e localização da obstrução.
Em adultos, as causas mais comuns no geral são faixas de tecido cicatricial internas resultantes de cirurgia abdominal prévia (aderências), partes do intestino se projetando por uma abertura anormal (hérnias) e tumores. A probabilidade de uma causa particular varia dependendo da parte afetada do intestino.
Uma obstrução do primeiro segmento do intestino delgado (duodeno) pode ser causada por câncer do pâncreas, tecido cicatricial de uma úlcera ou por doença de Crohn. Em casos raros, a obstrução de outras partes do intestino delgado pode ocorrer devido a um cálculo biliar, uma massa de alimentos não digeridos ou a presença de vermes parasitas.
Uma obstrução do intestino grosso é comumente causada por câncer, diverticulite ou um bolo de fezes rígido (compactação fecal). Aderências e vólvulos são causas menos comuns da obstrução do intestino grosso.
Se uma obstrução interromper o fornecimento de sangue para intestino, a condição é conhecida como estrangulamento. O estrangulamento ocorre em aproximadamente 25% das pessoas com obstrução do intestino delgado. Geralmente, o estrangulamento ocorre quando parte do intestino fica presa em uma abertura anormal (hérnia estrangulada), vólvulo ou intussusceção. Pode ocorrer gangrena em cerca de seis horas. Com a gangrena, a parede intestinal gangrena, normalmente provocando uma rutura que leva à peritonite, choque e, se não for tratada, morte.