Partilhar

Hipertensão arterial: especialista partilha com médico e doentes dicas de como controlar a tensão alta

Especialista dá dicas a médicos e doentes para controlar

7 Agosto 2024
Forever Young com Lusa

Baixa literacia, inércia médica e regimes terapêuticos complexos são as principais causas do não controlo da hipertensão arterial, realidade que a Sociedade Europeia de Hipertensão quer alterar com dicas para médicos e doentes, descreveu hoje um dos autores.

“Há um mau controlo conhecido [da hipertensão arterial] em todo o mundo. Apesar de existirem ferramentas, há várias causas para não haver controlo adequado. Não adesão ao tratamento, baixa literacia, inércia médica e regimes terapêuticos complexos (…). Há 60% dos doentes que não estão controlados. Nas melhores estatísticas, a taxa de controlo é de 40%”, disse Jorge Polónia, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Em declarações à agência Lusa, o professor português que é especialista nesta área e que faz parte do grupo europeu que tem vindo a publicar ‘guidelines’ sobre o tema, descreveu o que consta do novo plano europeu para melhorar os cuidados de saúde às pessoas com hipertensão arterial, desenhado pela sociedade europeia.

“A ideia foi criar uma ‘guideline’ muito prática para facilitar a vida aos clínicos”, resumiu.

O plano, “muito dirigido aos médicos”, nomeadamente médicos de família e médicos que tratam a hipertensão, aconselha o reforço da relação entre profissionais, utilizando as novas tecnologias e apela a uma abordagem muito individualizada do indivíduo idoso com mais de 80 anos.

“A grande maioria dos doentes hipertensos são doentes com idade avançada e essas pessoas são pessoas muito vulneráveis. A ideia é individualizar a terapêutica, tendo em conta a autonomia do doente, a sua fragilidade, a sua dependência e os níveis cognitivos”, referiu o também investigador do CINTESIS@RISE.

A hipertensão arterial é a principal causa de morte em todo o mundo. É um dos fatores de risco para Acidente Vascular Cerebral, entre outros.

Este plano foi publicado no European Journal of Internal Medicine.

Dados remetidos à Lusa pela FMUP dão conta de que com este plano “pretende-se ainda simplificar a prescrição, promover o acesso a estratégias de prevenção e tratamento e envolver os vários profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, entre outros) no seguimento do doente”.

Jorge Polónia, que é especialista e consultor sénior de Hipertensão na Unidade de Hipertensão do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, é coautor das ‘guidelines’ da Sociedade Europeia de Hipertensão publicadas em 2013, 2018 e 2023.

Mais Recentes

Durma bem: comece já hoje a por em pratica estes conselhos

há 6 horas

Depressão Martinho: Monumentos de Sintra vão permanecer fechados

há 9 horas

Devo confiar em influencers para tomar decisões financeiras?

há 9 horas

Os sete pecados capitais estão (finalmente) reunidos à mesa

há 9 horas

MIA Lounge será o primeiro lounge da TAP aberto fora de Portugal

há 9 horas

Dia Mundial da Água: Quooker, a “torneira que faz tudo”, celebra a data

há 10 horas

Será que a comida congelada perde nutrientes?

há 10 horas

Mais de 55 anos: conheça as doenças mais comuns

há 10 horas

Saúde Oral: «90% da população mundial está em risco de sofrer algum tipo de distúrbio», Paulo Ferreira Lopes, médico dentista

há 11 horas

Escalar o Everest vai ficar mais caro para os estrangeiros: «valor é exorbitante»

há 12 horas

Cidade implementa lei para proteger monumentos históricos: multas chegam aos 500 euros 

há 12 horas

Produtos sem glúten têm mais açúcar e menos nutrientes do que alimentos comuns, revela estudo

há 12 horas

A fibra deste cogumelo comum pode proteger contra a gripe, revelam especialistas

há 12 horas

Pode custar 20 milhões de euros por doente: este é o medicamento mais caro alguma vez aprovado

há 13 horas

Rico em vitamina C este vegetal é perfeito para combater a retenção de líquidos e eliminar toxinas

há 13 horas

É isto que acontece quando a bagagem de mão não cabe no compartimento do avião

há 13 horas

Pode ser fatal: como proteger os seus gatos da gripe das aves

há 13 horas

Gatos ganham espaço (e importância) como animais de terapia, revela estudo

há 14 horas

Há localidades portuguesas em risco de despovoamento: calendário diz quais são

há 14 horas

Celulite infeciosa: causada por bactérias provoca lesões dolorosas

há 15 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.