Partilhar

Hipertensão: estudo sugere diferentes indicadores que podem contribuir para a precisão do diagnóstico 

Um estudo internacional publicado na prestigiada revista científica The Lancet, que envolveu uma rede de colaboração de mais de 500 cientistas de todo o mundo.

27 Setembro 2024
Forever Young

O estudo procurou compreender de que forma o Índice de Massa Corporal (IMC) e o Rácio Cintura/Estatura (WHtR) podem ajudar a distinguir pessoas com ou sem diagnóstico de hipertensão.

A investigação revela que os dois indicadores – IMC e WHtR – podem ajudar a diferenciar pessoas com ou sem diagnóstico de hipertensão, alertando, no entanto, para as diferenças existentes em diferentes regiões do mundo na análise deste problema de saúde.

Foram analisados dados de 837 estudos epidemiológicos anteriores, referentes a cerca de 7,5 milhões de pessoas adultas, com idades compreendidas entre os 20 e os 64 anos de idade, oriundas de 181 países, para compreender a associação entre o IMC e a relação cintura-estatura, entre os anos de 1990 e 2023.

O IMC é uma medida que usa informações do peso e da altura, em função da idade, e que pode ajudar a identificar problemas relacionados com a desnutrição e/ou obesidade. Já o WHtR utiliza informações sobre o perímetro da cintura e estatura para analisar a distribuição de gordura e, consequentemente, o potencial risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

A investigação foi realizada pela rede de cientistas da área da saúde NCD Risk Factor Collaboration, em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS), e coordenada pelo Imperial College London. Contou com a participação de três investigadores da Universidade de Coimbra (UC): do docente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Aristides Machado-Rodrigues; da docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia e coordenadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS), Cristina Padez; e da docente do Departamento de Geografia e Turismo e investigadora do CIAS e do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território, Helena Nogueira.

O estudo revela que “o Índice de Massa Corporal pode ser usado como um indicador com precisão moderada a elevada para a diferenciação de pessoas adultas jovens e de meia-idade, com maiores e menores quantidades de adiposidade abdominal”. Os investigadores da UC explicam que, no entanto, “para o mesmo valor de IMC, as pessoas do Sul da Ásia, da América Latina e das Caraíbas, bem como da região da Ásia Central, Médio Oriente e do Norte de África, apresentam valores do rácio cintura/estatura mais elevados comparativamente às outras regiões do globo”.

Estas informações podem, futuramente, “justificar valores de corte diferenciados de rastreio se, ao nível dos cuidados de saúde primários, forem considerados limites específicos de adiposidade abdominal em função do sexo e da região geográfica”, avançam Aristides Machado-Rodrigues, Cristina Padez e Helena Nogueira.

O artigo científico General and abdominal adiposity and hypertension in eight world regions: a pooled analysis of 837 population-based studies with 7·5 million participants está disponível em https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(24)01405-3/fulltext.

 

Mais Recentes

3 coisas que deve fazer para conseguir melhorar e “salvar” a sua relação: implemente-as já hoje

há 32 minutos

Aloé Vera: descubra todos os seus benefícios e as suas muitas propriedades únicas

há 35 minutos

Turismo Centro de Portugal destaca importância dos World Cheese Awards para a promoção da região

há 45 minutos

Projeto português entre os três melhores do mundo nos prémios da Associação Britânica de Escritores de Viagens

há 47 minutos

Óbito: Morreu Celeste Caeiro, a mulher que distribuiu cravos no 25 de Abril de 1974

há 56 minutos

A colaboração mais aguardada acaba de chegar: Quem Disse, Berenice? lança coleção única inspirada no universo de Hogwarts

há 2 horas

Esta é a casa mais isolada do mundo: surpreenda-se com a sua localização (e a sua utilização)

há 2 horas

Milionários: é assim que estes 5 signos vão chegar ao fim de semana, garantem os astros

há 2 horas

Sabe o que está a fazer esta lata «gigante» no Terreiro do Paço? Nós revelamos

há 3 horas

Óbito: Morreu João Diogo, jornalista da RDP África

há 4 horas

Óbito: Morreu o monsenhor cónego José Pedro Martins, antigo reitor do Seminário de Faro

há 4 horas

Loucura pelos novos copos Ikea: resistentes, duráveis ​​e elegantes, são perfeitos para o Natal (por 1,99 euros)

há 4 horas

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa: «É preciso proporcionar melhor e mais acessibilidade às pessoas surdas», Ana Sofia Fernandes, intérprete de Língua Gestual Portuguesa

há 6 horas

É daquelas pessoas que dá sempre a volta por cima? Estes são os signos que conseguem ultrapassar até as maiores dificuldades

há 7 horas

Esta é a conserva de peixe mais produzida, exportada e importada em Portugal: consegue adivinhar de qual falamos?

há 7 horas

Estudo revela que os «leitores são incapazes de distinguir poesia de inteligência artificial e de humanos»

há 7 horas

Alzheimer: regulador europeu aprova medicamento para certos doentes (após recusa)

há 7 horas

Mais de 90% dos hospitais tiveram ruturas de medicamentos

há 7 horas

Um alerta a ter em conta: IPMA prevê chuva forte com potencial para ocorrência de cheias

há 7 horas

Opinião: «Retinopatia diabética: a epidemia global do Século XXI», Marco Dutra Medeiros, oftalmologista

há 8 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.