A Jamaica é a ilha caribenha mais singular de todas, as suas longas praias de águas cristalinas e areia branca misturam-se com a sua geografia acidentada. Lá em cima, nas encostas do Parque Nacional das Montanhas Blue e John Crow, encontra-se o centro cafeeiro da Jamaica, onde nasce o café Blue Mountain, um dos cafés mais prestigiados e valorizados do mundo.
O que torna o café Blue Mountain único?
Para conhecer a origem das primeiras plantações de café na Jamaica, temos de recuar a 1728, quando Sir Nicholas Lawes, um antigo governador da região, trouxe as primeiras plantas para a ilha. Introduziu o café Arábica de Saint-Domingue, atual Haiti. O café Blue Mountain é cultivado num território muito limitado, entre 2.000 e 4.500 pés acima do nível do mar. O clima é fresco e tropical.
O café Blue Mountain passa por vários processos rigorosos antes de ser comercializado. O café é colhido entre setembro e o final de janeiro. Durante estes meses, o grão de café adquire uma cor avermelhada, o que indica que está no seu ponto ótimo de colheita. Em seguida, é deixado a secar ao sol e, finalmente, é submetido a um processo de controlo pelo conselho da indústria do café jamaicana. Em suma, o café Blue Mountain caracteriza-se pelo local onde é cultivado, pelo seu clima, altitude e solo, bem como pelo facto de este café ser apenas moído na origem e não ser misturado com qualquer outro café.
Onde provar e apreciar esta iguaria líquida?
Existem atualmente 26 quintas certificadas que cultivam este “elixir líquido”, várias das quais oferecem a opção de visitas guiadas. Uma delas é a Craighton Estate, uma plantação de estilo “sulista” situada em Irish Town St. Andrew, que oferece uma visita de uma hora com um passeio pela quinta de café.
Outra opção é o EITS Café, que se situa nos arredores do Blue Mountains National Park. Aqui pode saborear um bom café, mas também comida orgânica com produtos zero-quilómetro. Vale a pena mencionar que as vistas a partir deste café são espectaculares, uma vez que se pode ver uma vista de cartão postal das montanhas e colinas verdes que compõem o parque, que é Património Mundial da UNESCO.
Por outro lado, se visitar a Jamaica, para além de desfrutar dos enclaves acima mencionados, agora também pode despedir-se do país depois da sua viagem com um café Blue Mountain na mão. Já que o restaurante One Love – Bob Marley abriu este ano no terminal de partidas do aeroporto de Montego Bay.