Partilhar

Hospitais passam a poder prescrever exames para utentes realizarem no setor convencionado

Os hospitais passam em janeiro a poder prescrever exames para os utentes realizarem perto de casa, em clínicas convencionadas com o SNS, e os doentes cardíacos passam a poder ser diagnosticados nos centros de saúde.

30 Outubro 2024
Forever Young com Lusa

As medidas constam de um despacho, publicado na terça-feira em Diário da República, que “estabelece novas disposições relativas ao setor convencionado do Serviço Nacional de Saúde e simplifica os procedimentos aplicáveis às alterações dos termos das convenções com o SNS”.

Contactado hoje pela agência Lusa, o Ministério da Saúde (MS) referiu que o despacho “simplifica os procedimentos do SNS relativamente à prescrição de exames pelos convencionados, nomeadamente no caso das doenças cardíacas, que passam a poder ser diagnosticadas nos centros de saúde a partir de janeiro de 2025”.

Assim, deixa de ser necessário o médico de família encaminhar o utente para o hospital para este tipo de diagnóstico.

O Ministério da Saúde incluiu na lista de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica que os médicos dos centros de saúde podem prescrever os exames cardíacos “TAC Cardíaca”, “Ecocardiograma de sobrecarga com exercício”, “Doseamento do péptideo natriurético no sangue” e “Monitorização da pressão arterial durante 24 horas (MAPA)”.

Segundo o MS, os hospitais também vão poder prescrever exames para os utentes realizarem perto das suas residências no setor convencionado.

“A medida de 2011 ainda em vigor apenas permitia aos centros de saúde este tipo de prescrições”, afirma, acrescentando que se pretende com esta medida “aproximar os cuidados de saúde do cidadão, reduzindo custos e deslocações para os utentes.

Os utentes também passam a conseguir agendar os exames prescritos nos hospitais para o setor convencionado de forma centralizada.

Para isso, o Ministério da Saúde já pediu aos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) o desenvolvimento tecnológico de ferramentas informáticas que permitam ao utente, em qualquer local do país, pessoalmente nos centros de saúde ou nos hospitais, ou a partir de sua casa, marcar os exames prescritos com a máxima comodidade.

Vai também iniciar os estudos legalmente necessários para rever as áreas do setor convencionado que esperam reavaliação desde 2013.

Em 2013 entrou em vigor o regime jurídico das convenções, mas até agora só os acordos das Endoscopias, Anatomia Patológica e Medicina Nuclear foram enquadrados nesta legislação, mantendo-se as regras da década de 80 para as restantes áreas (incluindo as análises clínicas e a radiologia).

Hoje, o Ministério da Saúde solicitou à Entidade Reguladora da Saúde os estudos prévios legalmente previstos para analisar as características do mercado, nomeadamente quanto aos níveis de concorrência, bem como a indicação de janelas de preços que devem existir neste âmbito, tendo já informado os parceiros do setor convencionado das suas intenções.

“Após a receção desses pareceres, seguir-se-ão negociações com os parceiros do setor convencionado”, avançou à Lusa.

O despacho estabelece ainda que “as unidades de saúde do SNS não podem recusar-se a prestar cuidados de saúde ou a prosseguir a prestação dos mesmos a cidadãos que, em simultâneo com o acompanhamento assegurado pelo SNS, são seguidos em estabelecimento ou por médicos não integrados no Serviço Nacional de Saúde”.

“Esta medida de implementação gradual ao longo do ano de 2025 permitirá garantir uma maior acessibilidade aos exames e a desburocratização do SNS”, sublinha.

HN // FPA

Lusa/fim

 

Mais Recentes

O alerta está aí: depois de arrasar com Espanha causando mortes, DANA está a caminho de Portugal. Por isso previna-se e saiba o que esperar

há 16 minutos

No mês da poupança tem mesmo de ler este livro de investimentos e manifesto de bem-estar financeiro

há 48 minutos

Amanhã, além de ser Dia das Bruxas é dia de greves: saiba em que setores e previna-se

há 58 minutos

Em caso de catástrofe sabe pontos oficiais para encontros existem em Lisboa?

há 1 hora

O alerta foi dado pelo Infarmed: compras de bombas de insulina automáticas suspensa por razões de segurança

há 1 hora

Gostava de vestir uma farda e trabalhar na policia? Curso para agente da PSP abre este ano

há 1 hora

Hospitais passam a poder prescrever exames para utentes realizarem no setor convencionado

há 1 hora

Como não ser um imbecil? Chegou o livro que os jovens precisam de ler, mas que os pais ou os avós não se aventuraram a escrever

há 2 horas

Óbito: Morreu André Freire, investigador e professor de Ciência Política

há 2 horas

Exclusivo para os verdadeiros fãs de maquilhagem: por 15 euros venha aprender todos os segredos desta arte

há 2 horas

A partir de hoje os dispositivos Samsung vão falar português de Portugal; além de descrever paisagens e sotaques do país

há 2 horas

Lidl ajuda a preparar uma época de Natal mágica com uma oferta exclusiva: desde 1,79 euros

há 2 horas

Atlas do Cancro: novos mapas de tumores incuráveis são luz ao fundo do túnel para tratamentos inovadores

há 2 horas

Lembra-se da atriz brasileira Maria Zilda? Veja como está a atriz, que tanta fama teve nas décadas de 80 e 90, aos 73 anos

há 3 horas

Se tem o sonho de ter um abdómen liso e tonificado conheça o truque simples da vassoura: perfeito para quem tem mais de 50 anos

há 3 horas

Há cada vez mais pessoas feridas ao comerem este alimento: acredite que todo o cuidado é pouco

há 4 horas

Esclareça todas as suas dúvidas: esta é a parte do pão que mais engorda

há 4 horas

Descobrimos a leguminosa que previne o cancro e que tem o dobro das fibras da lentilha

há 4 horas

Nunca mais vai perder um chapéu de chuva, pois não vai precisar dele: com esta invenção da Decathlon não se vai molhar ou sentir frio por menos de 30 euros

há 4 horas

Solidária e depois de ter terminado a quimioterapia, Kate Middleton presta apoio a estrela de cinema que sofre de cancro

há 5 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.