Vai viajar de autocaravana pela primeira vez? Siga estas dicas e tudo vai correr sobre rodas

De acordo com o último relatório Pinterest Predicts 2024, as aventuras todo-o-terreno têm um lugar especial entre as tendências de viagem do ano de 2024, especialmente para os viajantes Baby Boomers e Geração Z.

Com a chegada do verão e das tão esperadas férias, muitos portugueses consideram a autocaravana uma opção ideal para as suas aventuras. A CamperDays, um dos maiores operadores turísticos de autocaravanas da Alemanha e recém-chegada ao mercado português, apresenta algumas dicas para quem ainda é inexperiente em viagens sobre estas quatro rodas e planeia agora a sua primeira experiência de autocaravana dentro ou fora do país.

 

1.    Escolher um tipo de autocaravana em função do tempo que vai passar nela

Para onde quer viajar? Quantas pessoas vão viajar? Explorar cidades ou zonas rurais? Ao planear a primeira viagem de autocaravana, é importante escolher o veículo mais indicado, tanto para quem conduz como para os acompanhantes, e que seja adequado ao tipo de viagem que está a planear. Deve ter-se em conta o número de viajantes, o tempo que vão passar no interior da autocaravana, quem será o condutor designado e a distância a percorrer por dia. Por exemplo, para as famílias numerosas, a opção ideal é uma autocaravana de cinco ou seis lugares, que normalmente estão equipadas com cozinha e duche, o que evita ter de ir aos duches comuns do parque de campismo ou a restaurantes. Por outro lado, os casais que optam por uma viagem mais rústica encontrarão autocaravanas muito mais confortáveis, uma vez que tendem a ser mais pequenas e a ter menos instalações, mas são mais fáceis de estacionar e gastam muito menos combustível.

 

2.    Reservar a autocaravana previamente

Como em qualquer alojamento, é essencial reservar a autocaravana com antecedência, para garantir que o veículo escolhido está disponível para fins de semana prolongados ou nas datas da viagem. Na CamperDays é possível iniciar a pesquisa de autocaravanas ou campervans todo-o-terreno, selecionando o local de levantamento e as datas da viagem e inserindo as características do veículo que melhor se adequa às necessidades, requisitos e orçamento.

 

3.    Planear o itinerário com antecedência e com o qual se sente confortável

Embora entrar na autoestrada sem destino possa ser tentador, é importante planear o itinerário da viagem para evitar complicações e imprevistos. Decidir um local e reservar um parque de campismo. Para um início de viagem sem stress, é aconselhável passar a primeira noite perto do local de recolha e preparar o veículo o melhor possível. Além disso, é importante ter em conta que, mesmo a autocaravana tendo casa de banho, será sempre necessário aceder a uma área de eliminação de resíduos.

 

4.    Reservar vários dias para cada paragem

Para os caravanistas de primeira viagem, é aconselhável que o itinerário inclua vários dias no mesmo local para conhecê-lo em profundidade com a tranquilidade que uma autocaravana pode oferecer e para evitar passar por demasiados locais em poucos dias. Uma vez escolhido o destino, é útil planear o percurso até lá; familiarizar-se com as estradas e certificar-se de que está confortável a conduzir uma autocaravana, especialmente se for de grandes dimensões. Para quem nunca conduziu uma autocaravana antes ou não está à vontade, é aconselhável evitar as cidades pequenas que podem ter estradas mais estreitas.

 

5.    Conhecer com antecedência as regras de trânsito e condução do país de destino

Mesmo os condutores experientes devem informar-se previamente antes de se sentarem ao volante, especialmente quando viajam para fora de Portugal. Muitos países europeus têm limites de velocidade diferentes, pelo que a recomendação é recolher informação com antecedência para respeitar as regras de trânsito de cada país, de modo a evitar coimas e acidentes. Aplicações como a Accudriver permitem aceder às regras de trânsito de mais de 60 países através do telemóvel. Quanto à carta de condução necessária para conduzir uma autocaravana, na América do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Namíbia e África do Sul, a carta normal (categoria B) pode ser utilizada para conduzir qualquer tipo de autocaravana. No caso de Portugal e de outros países europeus, a carta de condução de categoria B permite a condução de automóveis com um peso bruto igual ou inferior a 3.500 kg e até nove lugares, incluindo o motorista. Para conduzir uma autocaravana maior (até 7,5 toneladas), é necessária uma carta de categoria C1.

 

6.    Levar apenas o essencial

Antes de partir para a viagem, é essencial conhecer a previsão do tempo para preparar malas em conformidade. Optar por bagagem leve e prática para maximizar o espaço a bordo e desfrutar de conforto máximo é o ideal. A diferença de temperatura entre uma zona e outra pode variar, pelo que é importante ir preparado para o calor ou frio. A alimentação é outro grande fator a ter atenção. Dependendo do destino, é também boa ideia elaborar um plano de refeições antes da viagem, especialmente se se tratar de um destino mais remoto, onde o acesso a restaurantes ou supermercados pode ser mais complicado.

 

7.    Ser flexível

A beleza de viajar em autocaravana é a liberdade de explorar. Mente aberta e disponibilidade para entrar em estradas secundárias para descobrir praias escondidas, vilas pitorescas e outros tesouros ao longo do caminho.

 

Ler Mais