Há 25 anos, a mascote Gil recebia visitantes de todas as nacionalidades do mundo para a Exposição Internacional de Lisboa, a EXPO’98. Entre maio e setembro de 1998, Lisboa recebeu o maior evento de sempre realizado em Portugal, que fez nascer uma das zonas mais modernas da Capital e daí surgiram também muitos espaços icónicos, como é o caso do Oceanário de Lisboa (antigo Pavilhão dos Oceanos), do Altice Arena (Pavilhão da Utopia, outrora), e também do Mélia Lisboa Oriente, anteriormente designado como TRYP Lisboa Oriente.
Ao abrir as portas, ainda com algumas obras a decorrer, para receber a primeira delegação internacional da EXPO’98, o Meliá Lisboa Oriente tornou-se a primeira unidade hoteleira naquela zona e, até hoje, representa o espírito do turismo de excelência na zona. Recentemente, o grupo hoteleiro investiu 3,5 milhões de euros na remodelação, modernização, transformação e rebranding do hotel e passou de TRYP Lisboa Oriente para Meliá Lisboa Oriente. Nesta mudança, para além da modernização, optaram por manter e atualizar o conceito decorativo a EXPO’98 através de vários detalhes que se podem encontrar nos espaços da unidade hoteleira.
Sendo o primeiro hotel da EXPO’98 e de forma a continuar a preservar a memória deste marco, no dia 22 de maio, dia do 25º aniversário da EXPO’98, o Meliá Lisboa Oriente lança um conceito gastronómico que destacará as Comidas do Mundo através de um almoço buffet. A inauguração deste conceito gastronómico será no dia 22, mas irá repetir-se todas as quartas-feiras até ao final de setembro. Assim, fazendo alusão à visita de tantos turistas à EXPO’98, esta dinâmica contará com um menu característico de um continente, sendo o asiático o primeiro protagonista desta experiência imersiva de sabores do mundo. Este almoço terá o custo de 19,90€ (sem bebidas incluídas), sendo que, por cada refeição vendida reverte 1€ a favor da Fundação do Gil.