Quando não há ventilação adequada, o tempo faz com que apareçam fungos, e a exposição a tais ambientes pode causar problemas.
Uma forma natural de controlar o nível de humidade em casa é colocar plantas.
Hera inglesa
Planta trepadeira que costuma ser cultivada em vasos pendurados quando a intenção é que ela não se pegue às paredes. É originária do litoral atlântico europeu, sendo que o seu habitat natural são os bosques húmidos e temperados. Trata-se de uma planta ideal para ser mantida nos aposentos mais húmidos da casa, como as casa-de-banhos.
Lírio-da-paz
Com o nome científico de Spathiphyllum, é uma planta tropical originária de determinadas áreas da América. Não suporta baixas temperaturas, por isso costuma ser mantida em ambientes internos. Exige regas, aproximadamente, semanais e não requer muita iluminação, sendo uma boa aposta, por exemplo, para aposentos que recebem poucas horas de luz.
Clorófito
Planta herbácea de pequeno porte, o clorófito também é capaz de absorver a humidade do ambiente. Consegue eliminar as toxinas comumente encontradas no ar, assim como formaldeído e xileno. Em espaços interiores, a planta precisa de meia-luz: na sombra pode acabar por perder a característica faixa branca, enquanto a exposição ao sol representa risco de queimaduras. Tolera bem a escassez de água, já que armazena o líquido em seu grosso sistema radicular. No verão, porém, é preciso aumentar a frequência de rega. Trata-se de uma planta excelente para pendurar sobre uma banheira.
Tillandsia
Absorve a humidade do ar, uma vez que não enraíza no solo, de onde as outras plantas extraem água e nutrientes. Esta espécie cresce em áreas chuvosas, indo do nível do mar a várias centenas de metros de altitude. Tem as folhas cobertas por células especializadas (tricomas), capazes de absorver rapidamente a água acumulada sobre elas.
Samambaia-americana
A Nephrolepis exaltata é uma conhecida planta de espaços interiores, frequentemente mantida em vasos pendurados. Ela adora locais húmidos e com sombra, mas dentro de casa responde melhor à luz filtrada brilhante. Outra característica importante é que, além de contar com propriedades desumidificadoras, a planta filtra elementos químicos do ar.
Menta
A sua capacidade de crescer em ambientes e solos húmidos faz dela uma ótima opção para ter em jardins, na cozinha, na casa-de-banho ou noutro local fresco. De forma geral, a menta tolera uma ampla gama de condições, podendo ser cultivada sob luz solar direta. Cresce durante todo o ano e pode ser usada na culinária, além de servir para infusões.
Calateia
Conhecida como planta caseira e decorativa, precisa de muita humidade para imitar seu habitat natural. Em certas condições, podem chegar a atingir um metro de altura, com folhas largas. É uma planta de crescimento lento; ao atingir a sua altura máxima, para de crescer. É perfeita para ficar na casa-de-banho.
Orquídea
Como tem raízes que não ficam no chão, absorvem os nutrientes do ar à sua volta. Algumas delas possuem pseudobulbos, que armazenam água e possibilitam que a planta encare melhor condições de escassez.
Palmeiras
Uma ótima opção para ajudar a controlar a humidade e manter o mofo longe de casa, sobretudo das casas-de-banho, já que absorvem a humidade através das folhas.
Dracena
Costuma ter flores em tons de branco que soltam intensa fragrância quanto madura. É daí, aliás, que vem o nome científico da espécie: Dracaena fragrans. Quando as plantas são cultivadas no solo, podem chegar a mais de seis metros de altura, mas têm o crescimento limitado quando em vasos. Uma das propriedades mais benéficas desta planta é a sua capacidade de limpar e purificar o ar, livrando-o de determinadas substâncias químicas prejudiciais, além de absorver a humidade.