De acordo com o boletim de preços da UE-27 (União Europeia a 27) relativo aos combustíveis, divulgado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e publicado pela Lusa, «na gasolina 95 simples, no terceiro trimestre de 2022 Portugal apresentou um preço médio de venda [PMV] e um preço médio antes de impostos superiores aos valores médios verificados na UE-27, na ordem dos 4,3 cent/l [cêntimos por litro] em ambos os casos».
«A carga fiscal no preço médio de venda da gasolina 95 simples foi, em Portugal, no terceiro trimestre, da ordem dos 44%, inferior à média registada na UE-27 (44,6%) e superior à da Bélgica (43,3%), à da Alemanha (36,3%) e à de Espanha (42,8%)», precisa a entidade citada pela Lusa .
«A redução da carga fiscal aplicada em Portugal contribuiu para a prática de preços médios de venda deste combustível, no mercado nacional, inferiores aos preços médios praticados em Espanha em cerca de 3,7 cent/l».
Ainda assim, «os PMV nacionais são mais altos do que a média UE-27, situando-se na 13.ª posição dos países com preços mais altos», correspondendo o preço praticado «a uma diferença de 56,0 cent/l e 34,1 cent/l, face ao país com os preços mais baixos e ao país com os preços mais altos, respetivamente».
Entre oito países analisados em maior detalhe – Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Bélgica, França, Alemanha e Holanda – “a Bélgica apresentou o preço médio de venda mais baixo, cerca de 3,4 cent/l inferior ao preço médio praticado em Portugal. Desconsiderando o efeito fiscal, o preço médio deste combustível no mercado nacional foi superior em cerca de um cent/l aos valores praticados na Bélgica”, nota a ERSE.
Já no que respeita ao gasóleo simples, «no terceiro trimestre de 2022, Portugal apresentou preços médios com impostos inferiores em 2,6 cent/l e sem impostos superior em 0,7 cent/l aos valores médios verificados na UE-27, respetivamente».
“Portugal apresentou uma carga fiscal no preço médio do gasóleo simples na ordem dos 37%, no trimestre em análise, valor inferior à média registada na UE-27 (38%), à França (50%), à Grécia (42%) e à Bélgica (40%), porém, superior à registada na Alemanha (33%)”, detalha a ERSE, citada pela Lusa.
De acordo com o regulador, “a redução da carga fiscal aplicada em Portugal contribuiu para a prática de preços médios de venda deste combustível, no mercado nacional, inferiores aos preços médios praticados em Espanha em cerca de quatro cent/l”.