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Incerteza económica leva portugueses a pesquisarem mais, revela este estudo

O processo de decisão de compra será, neste ano, mais longo.

27 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

Na época de compras, que começa com o Dia de Compras na Net, no dia 20 de outubro, e que se prolonga até ao final do ano, 77% dos portugueses irão passar mais tempo a pesquisar produtos e a comparar preços em busca das melhores opções. Esta é uma das principais conclusões do Google Consumer Survey Portugal realizado em junho de 2023.

 

Este dado vem seguido pela lealdade dos consumidores em relação às marcas. Quase metade dos portugueses (49%) está aberta a experimentar produtos de novas empresas de forma a encontrar marcas mais baratas (54%). Apesar do aparente pessimismo económico dos consumidores, os dados oficiais mostram o contrário. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o setor do retalho apresentou crescimento em todos os meses de 2023. Além disso, os indicadores económicos apresentam otimismo para a segunda metade do ano, com  a expectativa de aumento do consumo privado ainda em 2023.

E, para acompanhar o crescimento do consumo, o digital terá uma importância maior na decisão de compra, mas sem tirar a ida às lojas físicas. Segundo o Smart Shopper 2023 Study, 38% dos consumidores portugueses usam novas ferramentas e tecnologias para ter inspiração sobre o que comprar nos últimos seis meses. Mas, mesmo assim, os consumidores também não deixam de ir às lojas para fazer compras: 40% dos entrevistados pelo Google Consumer Survey de junho irão comprar tanto em lojas online quanto físicas, revelando um comportamento mais omnicanal.

Tendências de compra em momentos incertos

Para ajudar no processo de decisão, os portugueses pesquisam não só pelo preço dos produtos mas também por reviews feitos por outros consumidores. O Google Trends mostra a evolução da procura por “reviews” na Pesquisa Google em Portugal face a 2022 – um crescimento de 24%.

Pesquisa por “reviews”, PT, 2022-2023

Fonte: Google Trends

Embora muitos consumidores estejam abertos a novas marcas e experiências, é importante também mantê-los fiéis para que a experiência não acabe apenas numa única compra. Uma informação importante para ajudar a manter a lealdade dos portugueses é que 46% irão esperar pelos descontos e promoções, de acordo com um outro Google Consumer Survey feito em setembro deste ano. Isso significa que as marcas podem antecipar-se  ao consumidor. Quanto mais cedo as marcas começarem a comunicar mais cedo irão levar os consumidores a comprar.

E quais momentos os portugueses escolhem para as suas compras? Mais da metade dos consumidores (54.5%) escolhem os Saldos para adquirir um produto, superando até a tradicional festividade do final de ano, o Natal. E, como se observa no gráfico abaixo, a Black Friday já é hoje uma data de grande importância para as compras, assim como o Prime Day que se equipara ao, agora tradicional, Cyber Monday.

Datas relevantes neste último trimestre do ano

Fonte: Google Consumer Survey Portugal de junho. A soma dos resultados equivale a mais de 100% por ser possível mais de uma escolha pelos inquiridos.

Oportunidade dentro e fora de Portugal   

A aceleração digital e a mudança no comportamento do consumidor nos últimos dois anos colocaram o e-commerce e os canais digitais como pontos centrais no processo de compra do consumidor. Se, por um lado, a chegada de novas empresas em Portugal acirraram a concorrência interna, por outro, a possibilidade de encontrar clientes fora do país e exportar os produtos portugueses abriu-se como uma solução para diversificar as vendas. De facto, segundo dados do INE as exportações em Portugal continuam expressivas.

Com a temporada de compras deste ano recheada de momentos-chave, o planeamento é essencial. A Google revela os cinco pilares mais importantes para a estratégia digital que qualquer empresa deverá começar a planear:

1. Excelência na medição: A crescente preocupação com a privacidade dos utilizadores tem levado a grandes mudanças na forma como os anunciantes fazem o tracking da sua actividade digital. Uma estratégia de medição robusta, com foco em privacidade, permite determinar a eficiência do investimento em canais digitais.

2. Ativar 1st party data: Os dados primários (informação gerada por uma empresa a partir dos seus canais de venda, pesquisa e promoção) são cada vez mais importantes e devem ser a pedra angular das campanhas.

3. Performance & automação: A jornada do consumidor está a tornar-se ainda mais complexa. Com um comportamento difícil de prever e a diversidade de canais que o consumidor tem à disposição, torna-se difícil para a empresa entender e alcançar o seu cliente. Para conseguir melhor performance, campanhas integradas e soluções que priorizam a automação, como Performance Max, são a melhor forma para conseguir atingir os objetivos, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce.

4. Omnicanal: A linha que divide a compra online e a offline está cada vez mais desfocada. O consumidor pode começar a pesquisa de um produto no site e ir à loja física para finalizar a compra e vice-versa. As empresas têm de estar disponíveis nos diversos canais digitais (Pesquisa, YouTube, Display), com uma experiência de qualidade, para acompanhar o consumidor em sua jornada de compra, onde quer que ela comece.

5. Internacionalização: Uma estratégia eficaz de internacionalização exige uma análise confiável do potencial comercial real dos seus produtos noutros países. Ferramentas como Market Finder podem orientar as empresas durante estas etapas. Caso a empresa já esteja pronta para conseguir entregar os produtos no estrangeiro, o digital é um canal fundamental para tornar-se visível globalmente e manter o contacto com os clientes estrangeiros.

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