Partilhar

Miguel Maia abandona voleibol, mas não se afasta da modalidade

Saiba mais

14 Junho 2023
Forever Young

O voleibolista Miguel Maia anunciou hoje a sua retirada enquanto atleta, deixando um legado de 36 anos enquanto profissional, destacando-se os dois quartos lugares olímpicos, em Atlanta (1996) e Sydney (2000), com João Brenha na vertente de praia, avança a Lusa.

Em cerimónia emotiva no Centro Multimeios de Espinho, o nome maior do voleibol português e um exemplo singular de longevidade no desporto de alta competição explicou a sua decisão, perante família, colegas da modalidade, amigos, comunicação social e dezenas de admiradores.

“Esta é a minha despedida. Aos 52 anos, acabo a minha carreira de jogador de voleibol. Dediquei a minha vida a este desporto e continuarei a dedicar, agora com outras funções. Não sei dizer o que sinto. É um misto de orgulho e de saudade. Nunca me imaginei a terminar e nunca quis fazê-lo durante todo este tempo, mas chegou a hora”, sentenciou o jogador.

Ao longo do seu longo percurso, para além dos feitos olímpicos, conta, no pavilhão, com 15 campeonatos da primeira divisão, 10 Taças de Portugal, seis supertaças nacionais e a notável conquista da já extinta Top Teams Cup, competição europeia que venceu com o Sporting de Espinho, em 2001/2002, entre muitos outros prémios que são mais de 80, entre individuais e coletivos.

Apesar do palmarés e da notoriedade que trouxe ao voleibol luso, Miguel Maia sente que ainda tem uma dívida para com a modalidade, que faz questão de continuar a servir no futuro, independentemente das funções que desempenhar.

“Encerro estes dias de jogador, mas isto não vai acabar. Continuarei a servir a modalidade que tanto me ajudou. Posso garantir-vos que o farei com a mesma paixão. Contem comigo como treinador, dirigente ou outras funções em que possa ser uma mais-valia”, assegurou.

Nesse sentido, o jogador que acabou na Académica de Espinho, também onde iniciou a sua jornada, e notabilizou-se sobretudo no Sporting de Espinho e no Sporting, tendo também registado uma curta passagem pelos italianos do Reima Crema, em 2003/2004, fez uma importante revelação, com o distribuidor a assumir uma futura candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Voleibol.

“Já o fiz pessoalmente, faço outra vez aqui publicamente. Excelentíssimo senhor presidente professor Vicente Araújo, fica aqui prometido que depois de resolver sair do excelente trabalho que tem feito ao longo de décadas, e espero continue por muito mais tempo, eu, Miguel Barbosa Maia, estou disponível para assumir a candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Voleibol”, revelou.

Já perto do final do discurso, Miguel Maia aproveitou para efetuar uma simbólica passagem de testemunho, dando ao seu filho, Guilherme Maia, com quem partilhou balneário na Académica de Espinho nas últimas duas temporadas, a emblemática camisola 8, número com o qual se notabilizou.

Sem uma despedida ‘com pompa e circunstância’, como o seu legado poderia fazer prever, o jogador disse preferir sair da mesma forma como começou, de forma humilde, sem planos prévios.

“Saí pela porta por onde entrei, com humildade e muitos sonhos à mistura. Podia tê-lo feito de muitas maneiras, até com um jogo de despedida, numa vitória, com um título, numa idade menos cansada. Mas tudo foi fluindo como começou: sem demasiados planos. Nem nos meus maiores sonhos imaginei jogar tanto tempo”, concluiu.

Mais Recentes

Há uma nova moda para emagrecer: chama-se “Dieta do Sexo” e Kim Kardashian já a pratica

há 4 horas

Opinião: «Vamos falar sobre higiene íntima e sexualidade», Jéssica Silva, farmacêutica

há 4 horas

Além do corpo será possível ter gordura no cérebro? Vejamos a resposta já de seguida

há 6 horas

«Antes de almoçar beba esta bebida e viva mais anos», aconselha especialista

há 6 horas

Comissão Europeia processa Portugal e este foi o motivo

há 7 horas

Hospital Amadora-Sintra: Ministra ainda não tem um plano

há 7 horas

Anne Applebaum e Neneh Cherry entre nomeadas para o Women’s Prize de não-ficção

há 7 horas

Portugal é o país em foco em conferência no Canadá dedicada à música ‘folk’

há 7 horas

Combata as rugas com este tratamento da Mercadona: produtos desde os 2,50 euros

há 7 horas

Nem escova nem detergente: limpe as suas botas de camurça com este truque e deixe-as impecáveis

há 8 horas

«Nova vacina contra o cancro pode estar para breve: os resultados recentes são muito bons», revelam os cientistas 

há 8 horas

Estes são os signos mais sortudos: em 2025 vão brilhar intensamente

há 8 horas

Nem vinagre nem limão: conheça o truque do papel para evitar o cheiro a peixe frito

há 8 horas

Diga adeus às sapateiras: esta invenção para guardar sapatos é perfeita se tem pouco espaço 

há 9 horas

Creme antienvelhecimento da Primor atua como marca de luxo, mas custa só 11 euros: hidrata e elimina rugas

há 9 horas

«Cobrança de cuidados de saúde a estrangeiros inviável em muitos casos», revela ministra

há 9 horas

Especialista dá conselhos aos que afirmam: «tamanho do pénis está a arruinar a minha relação»

há 9 horas

Demência: sinal de alerta noturno aparece durante o sono ‘décadas’ antes dos primeiros indícios da doença

há 10 horas

Este mineral «reduz risco de Alzheimer e Parkinson», mas «milhões de pessoas não o consomem habitualmente», alerta especialista 

há 10 horas

«Chocolate de leite pode ajudar a queimar as gorduras nas mulheres com mais de 45 anos, mas tem de comê-lo num horário específico», revela estudo

há 11 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.