Com o processo natural de envelhecimento, ocorrem inúmeras doenças nas articulações, muitas vezes com os joelhos como fonte de dor. Embora o gengibre esteja gradualmente a tornar-se parte da dieta, ele ainda tem um longo caminho a percorrer antes de se tornar parte de uma dieta saudável e equilibrada que aproveite todos os seus benefícios nutricionais e bioativos para o corpo.
O gengibre, consumido cru (após descascar a casca) ou em forma de suplemento alimentar, tem propriedades importantes para melhorar a saúde digestiva e controlar a azia. Entre todos os benefícios nutricionais do gengibre, um em especial destaca-se: seu grande poder anti-inflamatório. Seja tomado por via oral ou tópica , este alimento do Sudeste Asiático tem muito a dizer (e fazer) pela saúde dos músculos e ossos.
A raiz desta planta medicinal, de sabor picante e levemente cítrico, tem sido tradicionalmente utilizada pelas suas propriedades curativas, funcionando como um analgésico natural, mas, acima de tudo, como um anti-inflamatório para dores nas articulações.
O consumo regular de gengibre é muito útil no tratamento e alívio dos sintomas da artrite , que causa inflamação e rigidez nas articulações e, como consequência, muita dor.
Graças ao seu principal componente, um óleo natural chamado gingerol (semelhante à aspirina em termos de estrutura química e ação ), a raiz desta antiga planta medicinal reduz eficazmente a produção de substâncias químicas que contribuem para o inchaço. De acordo com pesquisas científicas, o gingerol também contém efeitos antioxidantes, ajudando a reduzir o stress oxidativo que surge do excesso de radicais livres acumulados no corpo.
Além de controlar os níveis de açúcar no sangue, o colesterol, a indigestão e melhorar os efeitos da náusea, o gengibre aplicado topicamente pode aliviar doenças relacionadas à osteoartrite.
Esta doença envolve degeneração articular, muitas vezes causada pela idade avançada e falta de exercício físico. Os sintomas incluem dor e rigidez incontroláveis . Evidências científicas mostram a capacidade do gengibre em reduzir os sintomas da osteoartrite, especialmente aquela que se manifesta nos joelhos.
Se quiser multiplicar os resultados anti-inflamatórios, para aumentar seu potencial analgésico, há duas maneiras tópicas de usar o gengibre: pode misturar um pouco da raiz desta erva medicinal com alguma substância oleosa que lhe dá a textura de óleo de massagem. De seguida, aplique a pomada (quando já estiver morna) na área dolorida com uma massagem suave.
Outra maneira de aliviar dores musculares e ósseas nos joelhos é usar raiz de gengibre fresca e natural , colocando-a numa compressa morna antes de aplicá-la diretamente nas articulações, para suavizar levemente a sua textura e torná-la mais confortável de aplicar.