Partilhar

Investigação indica que ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos

Trabalho do Instituto Ricardo Jorge revela efeitos anticancerígenos do medicamento anti-inflamatório.

20 Julho 2019
Forever Young

O anti-inflamatório ibuprofeno tem efeitos anticancerígenos sobretudo no cancro do colón, inibindo o crescimento de células malignas, revela uma investigação do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

Investigadores do INSA, associados ao Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, descreveram uma nova perspectiva sobre os efeitos anticancerígenos do ibuprofeno, que foi publicada na revista European Medical Journal.

De acordo com a investigação, este medicamento anti-inflamatório de uso comum impede as células cancerígenas de produzirem variantes tumorigénicas de certas proteínas.

O uso prolongado de medicamentos anti-inflamatórios não-esteroides (AINE), como por exemplo o ibuprofeno ou a aspirina, já foi anteriormente associado a um efeito quimiopreventivo contra o desenvolvimento do cancro do cólon em indivíduos com risco aumentado.

Tradicionalmente, a acção do ibuprofeno foi explicada através do seu efeito inibitório sobre uma actividade enzimática do organismo, que está na origem da produção de moléculas pro-inflamatórias conhecidas como prostaglandinas.

O trabalho da equipa liderada pelo investigador do Departamento de Genética Humana do INSA, Peter Jordan, revelou que o ibuprofeno tem ainda outro modo de acção anticancerígena: “impede as células cancerígenas de produzirem variantes tumorigénicas de certas proteínas, num processo conhecido como splicing alternativo”.

Em declarações à agência Lusa, Peter Jordan explicou que já se conhecia que a toma regular deste medicamento podia em casos de risco prevenir o aparecimento do cancro do colón, “mas achava-se sempre que tinha a ver com o efeito do ibuprofeno e as outras drogas, a aspirina também é um exemplo ao nível da formação de prostaglandinas”.

“O nosso trabalho veio mostrar que, pelo menos, o ibuprofeno tem outros mecanismos de acção que também podem estar na origem deste efeito anticancerígeno”, adiantou Peter Jordan, que liderou a equipa de investigadores.

No caso do cancro do cólon, uma das variantes tumorigénicas que a equipa de investigação identificou anteriormente caracteriza cerca de 10% dos tumores e estimula a taxa de sobrevivência das células malignas.

Segundo o investigador, “o ibuprofeno, mas não outros AINE como a aspirina, ao contrariar a produção desta variante consegue inibir o crescimento das células malignas”, explicou o investigador.

Peter Jordan explicou que “existem subgrupos geneticamente distintos de cancro do colón e que o ibuprofeno actua sobretudo sobre um subgrupo que explica 10 a 15%” destes tumores.

Para o geneticista, são importantes estudos que identificam marcadores de progressão maligna no início do desenvolvimento tumoral para desenvolver um diagnóstico mais preciso e uma terapia mais eficaz que seja dirigida especificamente às alterações génicas presentes em cada tumor do doente.

“Um estudo mais sistemático dos efeitos do ibuprofeno poderá agora indicar quais os subgrupos genéticos desta doença que beneficiariam da inclusão deste AINE no regime terapêutico administrado”, defendeu.

O investigador adiantou que a publicação na European Medical Journal, uma revista dirigida aos médicos, desta investigação realizada ao longo dos últimos anos poderá chamar a atenção de que valeria “a pena investir mais na utilização do ibuprofeno em certos casos de doentes”.

Segundo os dados mais recentes sobre a incidência de cancro divulgados pela Agência Internacional de Investigação do Cancro (IARC), o cancro do cólon passou a ser, em 2018, a primeira causa de novos casos de cancro em Portugal.

Mais Recentes

Óbito: Morreu o cantor Nuno Guerreiro

há 12 horas

Planta da prosperidade: venha conhecê-la e saber como a usar

há 12 horas

Óbito: Morreu Roberto Carlos (não o verdadeiro, mas o seu sócia)

há 13 horas

Hiperglicemia: conheça a condição que levou à morte da atriz Michelle Trachtenberg

há 13 horas

Se tinha planos para ir à praia esta Páscoa esqueça: chuva e frio vão marcar presença nesta época festiva

há 13 horas

Opinião: «Como é que os critérios de qualidade em endoscopia digestiva afetam a prática clínica?», Ricardo Küttner Magalhães, médico gastrenterologista

há 13 horas

Envelhecimento saudável pode dar 0,4 pontos percentuais a crescimento do PIB mundial

há 14 horas

Investigadores portugueses mais perto de nova imunoterapia contra cancro colorretal

há 14 horas

Pedidos de autodeclarações de doença aumentam, totalizando 888 mil desde 2023

há 14 horas

Abertas 579 vagas para médicos de família, 97 para zonas carenciadas

há 14 horas

Governo assinou 90 contratos para criar 3.300 camas de cuidados continuados e paliativos

há 14 horas

Fisco alerta para emails e SMS fraudulentos que estão a ser enviados a contribuintes

há 14 horas

Os 5 alimentos da Páscoa que são perigosos para o seu cão

há 14 horas

4 signos que vão sentir um alívio financeiro até ao fim do mês de abril

há 15 horas

Celebrar 50 anos: dicas para planear uma festa inesquecível

há 15 horas

Importa esclarecer: tem a certeza que sabe aplicar (bem) o protetor solar?

há 17 horas

Lembra-se dos Chuck Taylor All Star XX-Hi? Os All Star de cano longo estão de volta

há 17 horas

O mais recente ícone de moda da terceira idade tem mais de 80 anos

há 17 horas

Tratamentos para rejuvenescer a região dos olhos depois dos 50 anos

há 17 horas

Específicos e importantes: cuidados a ter com a pele após os 60 anos

há 18 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.