Partilhar

IRS Jovem: Governo disponível para clarificar retenções na fonte

O ministro das Finanças, Miranda Sarmento disse hoje que a informação relativa à retenção na fonte do IRS Jovem poderá ser melhorada, para dissipar dúvidas que possam existir, admitindo que o novo regime criou “zonas cinzentas” para alguns.

15 Janeiro 2025
Forever Young com Lusa

A posição de Miranda Sarmento foi assumida numa audição regimental na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública (COFAP), na sequência de questões do deputado da Iniciativa Liberal Bernardo Blanco sobre a retenção na fonte para quem está abrangido pela medida e a relação desta retenção com o número de anos de trabalho do jovem, após ter deixado de ser dependente fiscal dos pais.

“Procuraremos colocar informação no site do Governo [sobre a retenção na fonte] se houver essa necessidade de melhorar a informação”, disse o ministro.

Bernardo Blanco disse ainda que o modelo do IRS Jovem que entrou em vigor em 2025 trata de maneira diferente os jovens que começaram a trabalhar mais cedo face aos que foram protelando a entrada no mercado de trabalho e que agora serão beneficiados por este regime de isenção total ou parcial do imposto sobre o rendimento de trabalho dependente e independente.

Miranda Sarmento admitiu que o novo modelo do IRS Jovem em vigor é diferente do que tinha sido inicialmente proposto pelo Governo (e que genericamente passava por aplicar aos trabalhadores até aos 35 anos uma taxa de IRS equivalente a um terço daquela em vigor para a generalidade dos contribuintes) que classificou de “mais simples” e “mais justo”.

O modelo que acabou por ser aprovado, disse, criou “complexidade”, mas foi o que teve de ser “encontrado para que fosse aprovado pelo parlamento”, o qual, “criou zonas cinzentas” que terão de ser melhoradas.

“Quem esteve a trabalhar e não beneficiou do IRS Jovem só pode beneficiar deste [regime] de agora em diante. As transições geram sempre zonas cinzentas”, disse o ministro.

O IRS Jovem entrou em 2025 com novas regras, contemplando um maior número de pessoas, com até 35 anos, incluindo as que até agora não estavam abrangidas, uma vez que o benefício deixa de estar ligado à conclusão de ciclos de estudos, além de passar a estar disponível por 10 anos (até agora eram cinco).

No modelo agora em vigor, o IRS Jovem contempla uma isenção de 100% no 1.º ano de obtenção de rendimentos, de 75% do 2.º ao 4.º ano, de 50% do 5.º ao 7.º ano e de 25% nos três anos restantes, com a lei do Orçamento do Estado a determinar que as empresas devem aplicar as taxas de retenção na fonte em vigor “apenas à parte dos rendimentos que não esteja isenta”.

Precisamente porque o montante de rendimento isento de IRS varia consoante o ano de trabalho em que o jovem se encontra, será este a informar a empresa “do ano de obtenção de rendimentos” para que esta possa aplicar a retenção sobre a parcela de salário sujeita ao pagamento do imposto.

LT/MES // EA

Lusa/Fim

Mais Recentes

Meningioma: estes são os primeiros sintomas do tumor craniano que atinge mais as mulheres

há 10 minutos

Vamping: se dorme com o telemóvel conheça os dois sintomas que deve mesmo levar em consideração, alertam os médicos

há 40 minutos

Epidemiologista explica os benefícios que obtemos por arrefecer a massa e o arroz no frigorifico depois de cozidos

há 1 hora

Opinião: «Cápsula Endoscópica: uma revolução no diagnóstico do tubo digestivo», Bruno Rosa, médico Gastroenterologista

há 2 horas

Já imaginou um corredor ‘bus’ na autoestrada A5? Há quem o defenda e pode acontecer

há 2 horas

Internamento em enfermaria está condicionado em dois hospitais nacionais

há 3 horas

Livros inéditos, premiados, romances, distopias e novelas gráficas na Relógio d’Água (incluindo histórias que têm a guerra na Ucrânia como pano de fundo)

há 3 horas

IRS Jovem: Governo disponível para clarificar retenções na fonte

há 3 horas

DGArtes: Abertos concursos do Programa de Apoio a Projetos

há 3 horas

Dulce Maria Cardoso nomeada para Prémio Literário de Dublin com romance “Eliete”

há 3 horas

Opinião: «Videojogos no ensino, uma ferramenta que potencia a aprendizagem», Vítor Girão Bastos, Mestre em Educação na área “Tecnologias Digitais”

há 4 horas

Novos hábitos alimentares: «O sucesso não termina quando se atingem os objetivos, mas na sua manutenção a longo prazo », Rui Bento, nutricionista

há 4 horas

Nem laranja nem maçã: esta é a fruta com fibra, vitamina C e potássio que vai querer comer

há 4 horas

Conheça os 10 Maserati mais impressionantes e celebre 110 anos destes automóveis de sonho

há 4 horas

Se tem mais de 50 anos saiba que este é o alimento probiótico mais adequado à sua idade

há 4 horas

Se costuma pendurar o pano da cozinha na torneira do lavatório para secar, saiba que isso é uma péssima ideia

há 5 horas

Kate Middleton revela alguns detalhes sobre o seu tratamento de quimioterapia contra o cancro

há 5 horas

Estas são as preferências e tendências dos viajantes portugueses 

há 6 horas

Opinião: «Mantenha as suas finanças em ordem com estes 10 mandamentos de poupança para 2025», Sérgio Cardoso, Academia Doutor Finanças

há 6 horas

Prisão de ventre: especialistas da Universidade de Harvard revelam a fruta chave para resolver este problema

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.