Um estudo realizado pela Sociedade Espanhola de Neurologia revela que quase metade da população adulta não desfruta de um sono de boa qualidade, o que nos faz sentir falta de energia física no dia seguinte e produzir um mau desempenho em termos de saúde cerebral.
Um dos hábitos mais eficazes para dormir bem é praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou exercícios de respiração consciente. Depois de conseguir internalizá-los, será mais fácil utilizá-los ao acordar no meio da noite.
Outro fator muito importante é o jantar, que deve ser leve e cedo . Se comermos um jantar farto e formos para a cama sem digeri-lo adequadamente, acordaremos com frequência e nosso sono não será reparador.
Usar ecrãs três ou quatro horas antes de dormir também influenciará negativamente nosso sono reparador, é um mau hábito.
Se ficar acordado no meio da noite de descanso, não vá até ao frigorifico para lanchar quase sempre algo doce. O açúcar interfere seriamente na qualidade do sono . Relaxe, volte para a cama e tente relaxar o corpo e a mente para voltar a dormir. Não use o telefone.
Por último, e embora alguns possam pensar que o álcool “dá sono”, é uma falsa sensação. O álcool causará um rápido aumento na glicose quando o corpo a converter em açúcares, e seu sono nunca será correto.