Partilhar

Já lhe aconteceu ter de o fazer? Reclamações de sites de viagens duplicaram no 1º semestre

As reclamações dos consumidores dirigidas a sites de reserva de viagens mais do que duplicaram no primeiro semestre do ano.

31 Julho 2024
Sandra M. Pinto

As queixas sobre agências de viagens também registaram um aumento. A cobrança indevida e os problemas com o reembolso motivam as principais ocorrências. Já as burlas somam 14.5% dos casos denunciados. O Portal da Queixa reforça o alerta sobre burlas e recomenda aos consumidores a pesquisa do Índice de Satisfação das marcas e empresas para uma boa experiência.

 

Chegado o principal mês de férias – Agosto -, é importante alertar os consumidores para situações e constrangimentos que poderão ser evitados, sobretudo no âmbito da aquisição de viagens ou reserva de alojamentos. Atenção redobrada para as burlas que motivaram perto de 15% das reclamações contra agências e sites de reserva de viagens, nos primeiros seis meses do ano.

 

O maior alerta do Portal da Queixa vai para a categoria Sites de Reservas de Viagens que viu disparar as queixas. Segundo os dados analisados, foi alvo de 1253 reclamações no primeiro semestre, verificando-se um aumento de 113.5%, em comparação com o mesmo período de 2023, onde se observaram 587 queixas.

 

Os principais motivos de reclamação apresentados pelos consumidores relacionam-se com a cobrança indevida, a gerar 54.4% das queixas recebidas. Referem-se a débito de valores não autorizados e não reconhecidos pelos consumidores. Seguem-se as dificuldades com o reembolso, que acolheu 14.6% das ocorrências e os problemas com o cancelamento de reserva, a absorver 8%.

Na origem de 5.9% das reclamações registadas no primeiro semestre, estão os casos de burla, onde os consumidores denunciam esquemas de fraude e alegam terem sido enganados. A reunir 4.2% das queixas, estão os problemas com a emissão de fatura.

 

Também a categoria Agências de Viagens registou, no primeiro semestre, um aumento no número de reclamações de 7.1%. Recebeu 167 queixas em 2024, e no período do ano passado, foram reportadas 156.

Os problemas com o reembolso motivam a maior fatia de queixas (25.9%). Ocupa uma fatia de 20.1% a qualidade do serviço/hospedagem, onde são relatados casos de serviços que divergem dos descritos no momento da contratação do serviço.

A reunir 11.5% das queixas está o tema cobrança indevida. Seguem-se os problemas de cancelamento da reservaa recolher 10.8% das reclamações. Os alegados casos de burla estão na origem de 8.6% das denúncias contra as agências de viagens.

 

Mais Recentes

Insónias durante a menopausa: conheça as 5 dicas que prometem ajudar

há 12 horas

Qual é o seu grupo sanguíneo? Saiba o que ele pode revelar sobre a sua personalidade

há 13 horas

Nem sempre é tarefa fácil, mas com estas dicas retirar manchas (e odor) de suor vai ser mais simples

há 15 horas

Transforme o seu dia: tenha estas 7 plantas em casa e sinta o seu humor melhorar assim como o bem-estar

há 16 horas

Nem bicarbonato, nem detergente: este é o truque caseiro para limpar e deixar o seu forno a brilhar

há 16 horas

Este é o ingrediente com menos calorias para temperar a salada (não falamos do azeite)

há 16 horas

Diga adeus ao botão do WhatsApp para enviar áudios: há um novo para responder mais rapidamente às mensagens de voz

há 17 horas

Compulsão alimentar periódica: conheça o transtorno alimentar mais desconhecido

há 17 horas

Estes exercícios diários de apenas 4 minutos reduzem o risco de ataque cardíaco, sobretudo em mulheres acima dos 45 anos

há 17 horas

Burnout: o sentimento de fadiga extrema intensifica-se nas últimas semanas do ano e estas são as razões

há 17 horas

Uma boa noticia para os amantes de chocolate: estudo assegura que o amargo está associado a um menor risco de diabetes

há 18 horas

Saúde pélvica: «É preciso compreender os problemas associados ao pavimento pélvico durante o inverno», revela estudo

há 18 horas

Já sonha com as férias de verão? Esta companhia aérea tem novas rotas e 400 mil lugares adicionais para que possa escolher

há 18 horas

“Sozinho no Lidl” tem estreia marcada para o dia 18 de dezembro numa loja perto de si

há 18 horas

O Pai Natal ganhou uma ajuda importante para encontrar os presentes perfeitos

há 19 horas

Do clássico ao contemporâneo: restaurantes Olivier oferecem menus exclusivos para celebrar a Passagem de Ano

há 19 horas

Uma viagem de bem-estar para toda a família, é a oferta desta recém inaugurada unidade hoteleira

há 19 horas

Se não tem o hábito de reciclar pilhas conheça os 5 argumentos de acordo com os quais o deve passar a fazer

há 19 horas

Cancro da mama: medicamento para o crescimento do cabelo interrompe a alopecia devido à quimioterapia

há 19 horas

Viagens: número de passageiros nos aeroportos nacionais sobem para 61 milhões

há 19 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.