É a prática de absorver, compreender e reter o que a outra pessoa nos diz. As informações são recebidas de forma ativa, demonstrando interesse verdadeiro e criando um sentimento de empatia com o interlocutor. Quem possui esta capacidade tem em si o potencial para construir relações profissionais mais sólidas, melhorar a sua produtividade e progredir na carreira.
A Adecco Portugal sugere-lhe as melhores práticas para ser um bom ouvinte ativo.
1. ESCUTE OS SINAIS NÃO VERBAIS
Embora a escuta ativa esteja focada nas palavras, elas não são tudo. A linguagem corporal dá sinais a que deve estar atento e saber reconhecê-los é crucial. Os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes sinais positivos e negativos:
Positivos:
● Contacto visual direto
● Músculos faciais relaxados
● Sorriso amigável
● As mãos estão à vista, abertas e relaxadas
● Os braços não estão cruzados
Negativos:
● Movimento rápido dos olhos
● Olhar frio ou vidrado
● Sobrancelha arqueada em forma de incredulidade ou dúvida
● Músculos faciais tensos
● Sorriso forçado
● Punhos cerrados
● Braços firmemente cruzados (posição defensiva ou protetora)
● Inquietude
2. UTILIZE DE FORMA EFICAZ A LINGUAGEM CORPORAL
Preste atenção à sua linguagem corporal: ela comunica se está atento ou desligado do que alguém lhe está a dizer. Certifique-se de que está a passar a mensagem correta. As práticas mais eficazes incluem:
● Olhe a pessoa nos olhos
● Mantenha o contato visual entre 60% a 70% do tempo
● Acene com a cabeça quando for apropriado
● Evite cruzar os braços
● Sorria
3. NÃO INTERROMPA
Ninguém gosta de ser interrompido quando está a falar. Não só pode mostrar falta de respeito mas também quebrar o raciocínio da outra pessoa. Quando se aprende a escutar de forma ativa, descobre-se que o silêncio é uma ferramenta verdadeiramente poderosa. Não tente terminar as frases de alguém ou adicionar ideias. Terá oportunidade de o fazer quando for a sua vez de falar.
4. ESCLAREÇA O QUE O ORADOR DISSE
Ninguém é perfeito e é normal que possa ter dúvidas sobre algo que lhe foi comunicado. Evite frases negativas como “Pode repetir? Fala demasiado rápido” ou “Tenho problemas em seguir o raciocínio”. Em vez disso, opte por algo como “Desculpe, pode repetir? Apenas quero assegurar-me que entendi tudo corretamente”.
5. FAÇA PERGUNTAS
Fazer perguntas demonstra que está interessado e a prestar atenção, contudo, o objetivo é fazer perguntas que levem a uma conversa mais profunda e reflexiva. Seguem alguns exemplos:
● Se um colega de trabalho se queixar sobre a carga de trabalho: “Parece estar sobrecarregado. Isto é normal ou é apenas algo temporário?”
● Se o seu líder lhe fizer uma crítica construtiva: “Agradeço o feedback. Pode dizer-me como é que vai avaliar a minha performance futuramente?”
● Se o seu manager lhe tecer um elogio pelo seu trabalho diga, “Obrigado/a, realmente esforcei-me muito. Qual foi a reação do cliente?”
6. LIMITE AS DISTRAÇÕES
Num mundo altamente tecnológico é difícil fugir a distrações como e-mails, mensagens, notificações, contudo não é impossível. Escutar ativamente não é nada mais do que demonstrar respeito. Quando alguém está a conversar consigo, certifique-se dos seguintes passos de forma a limitar as distrações:
● Guarde o telemóvel. Se não for possível, coloque-o em modo de voo.
● Tenha a conversa num lugar tranquilo e privado.
● Informe as outras pessoas que não está disponível (por exemplo, colocando um aviso na porta).
Saber escutar de forma ativa significa também dizer a um colega que naquele momento está ocupado para lhe dar a sua total atenção e marcar uma altura que seja mais conveniente para falarem.