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Já ouviu falar em escuta ativa? Descubra aqui as melhores dicas para a praticar

22 Fevereiro 2023
Sandra M. Pinto

A escuta ativa é uma das ferramentas mais importantes da inteligência emocional.

É a prática de absorver, compreender e reter o que a outra pessoa nos diz. As informações são recebidas de forma ativa, demonstrando interesse verdadeiro e criando um sentimento de empatia com o interlocutor. Quem possui esta capacidade tem em si o potencial para construir relações profissionais mais sólidas, melhorar a sua produtividade e progredir na carreira.

A Adecco Portugal sugere-lhe as melhores práticas para ser um bom ouvinte ativo.

1. ESCUTE OS SINAIS NÃO VERBAIS

Embora a escuta ativa esteja focada nas palavras, elas não são tudo. A linguagem corporal dá sinais a que deve estar atento e saber reconhecê-los é crucial. Os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes sinais positivos e negativos:

Positivos:

● Contacto visual direto

● Músculos faciais relaxados

● Sorriso amigável

● As mãos estão à vista, abertas e relaxadas

● Os braços não estão cruzados

Negativos:

● Movimento rápido dos olhos

● Olhar frio ou vidrado

● Sobrancelha arqueada em forma de incredulidade ou dúvida

● Músculos faciais tensos

● Sorriso forçado

● Punhos cerrados

● Braços firmemente cruzados (posição defensiva ou protetora)

● Inquietude

 

2. UTILIZE DE FORMA EFICAZ A LINGUAGEM CORPORAL

Preste atenção à sua linguagem corporal: ela comunica se está atento ou desligado do que alguém lhe está a dizer. Certifique-se de que está a passar a mensagem correta. As práticas mais eficazes incluem:

● Olhe a pessoa nos olhos

● Mantenha o contato visual entre 60% a 70% do tempo

● Acene com a cabeça quando for apropriado

● Evite cruzar os braços

● Sorria

 

3. NÃO INTERROMPA

Ninguém gosta de ser interrompido quando está a falar. Não só pode mostrar falta de respeito mas também quebrar o raciocínio da outra pessoa. Quando se aprende a escutar de forma ativa, descobre-se que o silêncio é uma ferramenta verdadeiramente poderosa. Não tente terminar as frases de alguém ou adicionar ideias. Terá oportunidade de o fazer quando for a sua vez de falar.

 

4. ESCLAREÇA O QUE O ORADOR DISSE

Ninguém é perfeito e é normal que possa ter dúvidas sobre algo que lhe foi comunicado. Evite frases negativas como “Pode repetir? Fala demasiado rápido” ou “Tenho problemas em seguir o raciocínio”. Em vez disso, opte por algo como “Desculpe, pode repetir? Apenas quero assegurar-me que entendi tudo corretamente”.

 

5. FAÇA PERGUNTAS

Fazer perguntas demonstra que está interessado e a prestar atenção, contudo, o objetivo é fazer perguntas que levem a uma conversa mais profunda e reflexiva. Seguem alguns exemplos:

● Se um colega de trabalho se queixar sobre a carga de trabalho: “Parece estar sobrecarregado. Isto é normal ou é apenas algo temporário?”

● Se o seu líder lhe fizer uma crítica construtiva: “Agradeço o feedback. Pode dizer-me como é que vai avaliar a minha performance futuramente?”

● Se o seu manager lhe tecer um elogio pelo seu trabalho diga, “Obrigado/a, realmente esforcei-me muito. Qual foi a reação do cliente?”

 

6. LIMITE AS DISTRAÇÕES

Num mundo altamente tecnológico é difícil fugir a distrações como e-mails, mensagens, notificações, contudo não é impossível. Escutar ativamente não é nada mais do que demonstrar respeito. Quando alguém está a conversar consigo, certifique-se dos seguintes passos de forma a limitar as distrações:

● Guarde o telemóvel. Se não for possível, coloque-o em modo de voo.

● Tenha a conversa num lugar tranquilo e privado.

● Informe as outras pessoas que não está disponível (por exemplo, colocando um aviso na porta).

Saber escutar de forma ativa significa também dizer a um colega que naquele momento está ocupado para lhe dar a sua total atenção e marcar uma altura que seja mais conveniente para falarem.

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