Partilhar

Já são conhecidos os artistas portugueses que integram a maior plataforma europeia de fotografia em 2023

Para conhecer aqui.

27 Abril 2023
Sandra M. Pinto

No início do ano, a Bienal de Fotografia do Porto lançou uma open call para selecionar cinco artistas portugueses emergentes para integrar a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea – a FUTURES. No total foram mais de 200 as candidaturas recebidas e agora são revelados os nomes dos cinco artistas FUTURES 2023, nomeados pela Bienal.

A FUTURES reúne uma comunidade global de fotografia que tem como objetivo apoiar e nutrir o desenvolvimento profissional de artistas emergentes. No total são 18 as instituições, de diferentes países, culturas e experiências que fazem parte desta plataforma. A Bienal de Fotografia do Porto faz parte desses 18 membros e a oportunidade de lançarem a convocatória no início do ano para nomearem cinco artistas foi uma verdadeira oportunidade para vários artistas emergentes em Portugal. Carolina Tardin; Gonçalo C. Silva; Joana Dionisio; Maria Leonarda Cabrita e Marta Machado foram os cinco artistas nomeados para poderem fazer parte da FUTURES em 2023.

“Integrar a maior plataforma europeia de fotografia contemporânea significa que estes cinco artistas selecionados vão poder participar nas atividades da FUTURES, tendo assim a oportunidade de usufruir de um intercâmbio internacional a partir de uma rede de instituições, curadores, artistas e públicos, potenciando visibilidade e novas oportunidades profissionais. Uma oportunidade que pode ter um impacto positivo no trabalho e percurso destes artistas”, refere Virgílio Ferreira, diretor artístico da Ci.CLO e da Bienal Fotografia do Porto.

Durante o ano de 2023, estes cinco artistas terão acesso a um conjunto de workshops e masterclasses orientados pela agência Magnum — FUTURES Magnum Creative Workshop e a oportunidade de se candidatarem a uma exposição itinerante dos artistas FUTURES 2023. Além disso, viajarão até Budapeste, em outubro, com viagem e alojamento assegurados, para participarem no Evento Anual da FUTURES, que inclui apresentações de portefólio a representantes de membros da FUTURES e ainda terão acesso à publicação de uma seleção de imagens, texto e biografia no catálogo e no website da FUTURES e a um fee de 500 euros.

A convocatória – Open Call, realizada pela Bienal de Fotografia do Porto no início do ano e que nomeou os cinco artistas portugueses está integrada no projeto de internacionalização da Bienal’23 Fotografia do Porto. A terceira edição realiza-se de 18 de maio a 2 de julho de 2023.

 

Mais Recentes

Pingo Doce abre o primeiro restaurante em Portugal com pagamento por Inteligência Artificial

há 6 horas

Celeste adoça a Páscoa com o irresistível Folar de Limão

há 6 horas

Amoreiras Shopping Center apresenta Via Sacra num cenário imponente e interativo

há 6 horas

Taberna Londrina inaugura (amanhã) o terceiro restaurante em Lisboa

há 6 horas

À atenção de pais e avós: cyberbullying – 6,1% dos jovens até aos 18 anos já foram vítimas

há 6 horas

Unidade hoteleira 5 estrelas lança sobremesa inspirada no famoso Chocolate do Dubai

há 7 horas

PEN Norte-americano atribui a Mia Couto o Prémio PEN/Nabokov 2025

há 7 horas

Rock ‘n’ Metro acontece já amanhã no Metropolitano de Lisboa: saiba onde e a que horas

há 8 horas

Experiência à beira-Tejo que vai seduzir os apreciadores dos melhores vinhos portugueses

há 8 horas

NASA oferece quase 3 milhões de euros a quem recuperar as 96 malas deixadas pelos astronautas na Lua (não imagina o que têm lá dentro)

há 10 horas

Doença de Parkinson: «Ajudar a melhorar o dia a dia de um doente é um ato de amor e dedicação», Ricardo Azevedo, diretor técnico Espaço Avós

há 10 horas

«Este é o erro comum que faz com que massa fique mais calórica», revela especialista

há 10 horas

Quer pagar menos de luz? Veja aqui como (e saiba também quais os fornecedores mais baratos)

há 10 horas

EMEL já pode multar também por infrações ao Código da Estrada: vai criar uma unidade de fiscalização especial para alguns veículos em particular

há 11 horas

Novas suites La Première da Air France já levantaram voo entre Paris-CDG e Nova Iorque-JFK

há 11 horas

Este folar de Páscoa inspirou-se num doce conventual de Amarante (ninguém lhe resiste)

há 12 horas

Hospital Lusíadas Monsanto leva a palco peça de teatro sobre Alzheimer

há 12 horas

Restaurante CITRUS recebe certificação internacional “The PLEDGE on Food Waste”

há 13 horas

Rainha Camilla revela o “segredo” do seu casamento feliz com o Rei Carlos

há 14 horas

Depois da tablete viral, surge a tarte de chocolate do Dubai (que todos vão querer experimentar)

há 14 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.