<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Japão: No país do sol nascente

20 Agosto 2018
Forever Young

Para muitos, é a viagem de sonho. O Japão, com a sua cultura ímpar e tradições milenares, é um destino que seduz pela sua beleza e revela ao ocidente como o mundo é grande e variado.

Localizado no extremo leste do continente asiático, em pleno Oceano Pacífico, o Japão é um país insular com uma área de 377.899 km2 e uma população de 127,3 milhões de habitantes. Tem uma das maiores densidades populacionais do mundo (336,8 habitantes por quilómetro quadrado), o que provoca alguns problemas a quem por lá vive. O elevado número de habitantes, ao qual se acrescenta uma grande área de terreno montanhoso onde não é possível residir, torna a demografia uma questão nacional à qual os japoneses não são indiferentes.

Apesar do número de habitantes muito elevado, o Japão tem um crescimento estacionário devido às baixíssimas taxas de natalidade, que registam valores negativos desde 2010. A este problema alia-se o facto do Japão ter a maior esperança média de vida do mundo (83,6 anos), o que provoca um envelhecimento rápido da população.

O Japão é também uma das maiores economias do Mundo, embora seja muito vulnerável à conjuntura internacional por ser fortemente dependente de exportações. Conheceu períodos de recessão com a recente desaceleração da economia mundial mas registou crescimento positivo nos últimos dois anos, sendo as expectativas animadoras.

Cultura e costumes

A complexidade das questões demográficas e económicas do Japão de hoje não chegam para encobrir uma cultura muito singular e uma identidade que o distingue dos demais países asiáticos. Embora grande parte da cultura nipónica encontre as suas raízes na China, a distância geográfica permitiu ao Japão a construção de um modelo cultural próprio, cujas marcas resistem ao passar do tempo e aos grandes avanços tecnológicos que todos os dias nos chegam de Tóquio.

A religião é, desde logo, uma das grandes fundações culturais do Japão. Além de não ser única (xintoísmo e budismo são as principais, mas coexistem com outras, incluindo o cristianismo), a religião é mais vista como um modo de vida do que como uma doutrina. É considerada um código moral e está tão enraizada no país que não se distingue de valores sociais e culturais. As orações nunca são públicas e não existem cerimónias oficiais religiosas. No entanto, as cidades japonesas estão repletas de templos e santuários que são visitados diariamente por milhares de turistas.

Os japoneses vivem sob códigos muito rígidos e de tal forma subtis que nem sempre são percetíveis aos olhos dos ocidentais. A curvatura das costas é, talvez, uma das mais visíveis a quem chega ao país. Serve para cumprimentar, despedir-se e mostrar gratidão ou arrependimento. É um gesto simples, mas muito valorizado, demonstrando respeito e educação. Os japoneses apreciam que os turistas, durante a sua estadia, adotem também este comportamento.

Outro aspeto subtil mas importante, ao visitar o Japão, consiste em ter em consideração a existência de locais onde é preciso entrar descalço ou com um calçado fornecido. Isto acontece com frequência em templos e santuários, havendo um truque simples para saber o que terá de fazer. Nos locais com uma pequena elevação de 5 cm à entrada, deverá entrar descalço; uma elevação maior, de cerca de 15 cm, indica que deverá trocar de calçado, deixando os seus sapatos à entrada.

Gastronomia

Há muito que os restaurantes japoneses chegaram a Portugal, mas mesmo assim a gastronomia é um dos maiores desafios para quem visita o Japão. Os tradicionais sushi, sashimi e temaki, amplamente conhecidos no ocidente, são iguarias que existem em restaurantes especializados, mas não compõem a ementa diária dos japoneses.

A cozinha nipónica inclui quase sempre o arroz (como elemento principal ou guarnição). De resto, a importância cultural do arroz é tão grande que chegou a ser utilizado como moeda de troca durante muito tempo na História do Japão.

Outro prato muito frequente na mesa dos japoneses é a sopa de pasta de soja, a que se chama Missoshiru, e que consiste num preparado de caldo de peixe com soja, tofu e alguns legumes.

O peixe é muito apreciado, mas nem sempre se come cru. Os japoneses têm inúmeras formas de cozinhar peixe, mediante a espécie, tendo os pratos em comum a peculiaridade de não serem servidos muito quentes. O peixe é tão frequente na cozinha japonesa que chega a ser consumido cru ao pequeno-almoço.

Outro prato muito popular é a massa (soba ou udon). Normalmente é servida em pratos fundos, em substituição do arroz, cobertas com carne, peixe ou vegetais.

Na gastronomia e em quase tudo o Japão é um país tão diferente que parece transportar-nos no tempo, ora para o futuro, ora para o passado. Do imenso bairro tecnológico de Tóquio aos templos milenares de Kioto, passando pelas cataratas de Kegon, este é um país que parece revelar-nos o futuro ao mesmo tempo que recorda o passado. Tudo bons motivos para ter o Japão na sua lista de viagens para os próximos tempos.

Mais Recentes

Bebidas energéticas contêm um ingrediente que acelera o desenvolvimento de cancro no sangue

há 18 minutos

«Cérebro congelado»: este é o grande mal do nosso tempo, diz especialista

há 38 minutos

Se já só pensa nas férias, saiba que estes são os 30 países a visitar em 2025 (Portugal está na lista)

há 58 minutos

Surpreenda-se: estes alimentos têm uma hormona que ajuda a perder peso

há 1 hora

De forma natural, aprenda como aumentar a testosterona depois dos 50 anos

há 2 horas

«Inclua este fruto seco no pequeno-almoço e melhore o seu desempenho durante a tarde», revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu o realizador e guionista espanhol Mariano Ozores

há 2 horas

Estudo confirma que a típica máquina de lavar roupa pode esconder riscos para a saúde

há 2 horas

Consumidores europeus processam 7 companhias aéreas por cobrarem (indevidamente) bagagem de mão

há 3 horas

Autoridades vão começar a verificar os porta-luvas de milhares de carros: este é o item obrigatório em todos os veículos

há 3 horas

Esta vitamina ajuda a prevenir cataratas e melhora a visão

há 3 horas

«Se acha que esta é “comida de pobre” está muito engando», avisa especialista

há 4 horas

Festival da Canção: investigação sugere que «Israel usou publicidade institucional para mobilizar votos»

há 4 horas

Companhias aéreas rejeitaram indevidamente mais de metade dos pedidos de indemnização em 2024

há 5 horas

Óbito: Morreu o futebolista Gadi Kinda

há 5 horas

Cruz Vermelha Portuguesa lança “Guia de Etiqueta na Saúde Mental”

há 5 horas

Conhecida como a planta cicatrizante, a rosa mosqueta esconde 5 curiosidades

há 5 horas

Óbito: Morreu o comendador Jorge Sá

há 6 horas

Quando decidem viajar 30% dos portugueses procuram formas de poupar

há 6 horas

Óbito: Morreu o ator George Wendt da série “Cheers”

há 6 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.