Partilhar

Lava o frango antes de o cozinhar? Pare já com esse terrível hábito

Nós explicamos o motivo.

3 Outubro 2022
Sandra M. Pinto

A recomendação chega do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que de acordo com uma investigação recente refende que «lavar o frango e manipulá-lo com as próprias mãos pode aumentar significativamente a probabilidade de contrair doenças de origem alimentar».

Existem várias bactérias, principalmente a Campylobacter, que se encontram no sistema digestivo de muitos animais e que são responsáveis por causar diarreia.

As bactérias normalmente encontradas em frango são Salmonella, Clostridium perfringens e vários outros germes associados a doenças de origem alimentar. Agora todos morrem quando o frango é cozido

Ao lavar o frango cru está a espirrar água repleta de bactérias por toda a cozinha, alimentos próximos e em si, facilitando muito a multiplicação e a infeção por essas bactérias.

Produtos antibacterianos, como vinagre ou o limão, podem matar parte das bactérias, mas não cjega.

Apenas o calor é a única maneira correta de acabar com elas.

 

Mais Recentes

Nem peixe nem marisco: esta é a realidade das delicias do mar

há 5 horas

Estas são as melhores dicas da Dyson para resgatar o seu cabelo no Inverno

há 6 horas

Permita-se ser dramático e presenteie a sua cara-metade com uma noite absolutamente teatral e cénica

há 6 horas

Estamos no inverno: a altura certa para experimentar a bebida que previne a perda de memória e aumenta a concentração

há 6 horas

Estes 3 signos têm excelentes hipóteses de ganhar bom dinheiro ainda esta semana

há 7 horas

Cuidados continuados: «Modelo de financiamento é um risco para finanças públicas», sublinha o Tribunal de Contas

há 7 horas

Nutricionista esclarece se o peixe enlatado é ou não saudável; e não podia ser mais clara nas suas conclusões

há 7 horas

Este café foi proibido em alguns países europeus devido à sua relação com o cancro: especialistas aplaudem a decisão (outros exigem mais regulação)

há 8 horas

Diga adeus aos regadores: Ikea apresenta uma invenção com a qual não terá de voltar a regar as plantas (e só custa 2,99 euros)

há 9 horas

Centro comercial oferece 2 horas de estacionamento (mesmo a tempo dos saldos)

há 9 horas

Surpreenda a sua cara-metade com um jantar mágico de São Valentim: descubram em conjunto este universo subaquático

há 9 horas

O ano da Serpente está a chegar: dê as boas-vindas ao Ano Novo Chinês com muito glamour e boa gastronomia

há 9 horas

Gosta de camélias? Não pode perder estas visitas e esta exposição

há 10 horas

Cientista português recebe bolsa para colorir fibras de algodão

há 11 horas

Do pelo aos movimentos: sinais que podem passar despercebidos e que indicam que o seu cão está com dores

há 11 horas

Sobrevivente do ataque do Hamas de 7 de outubro vai representar Israel na Eurovisão

há 11 horas

Este sintoma doloroso, que ‘piora à noite’, pode ser um sinal de doença fatal

há 11 horas

Entrevista: «Queremos revolucionar a saúde oral em Portugal, colocando a prevenção como prioridade», Hugo Madeira, médico dentista

há 12 horas

Alopecia ou queda de cabelo? Entenda as diferenças e saiba como tratar

há 12 horas

Conheça os dois novos destinos da easyJet para 2025 a partir de Portugal

há 13 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.