Lê antes de dormir? Esse pode ser o segredo para uma vida de sonho

Pesquisa sugere que os benefícios da leitura antes do sono vão além do relaxamento, pois indica que as pessoas que o fazem: dormem melhor, têm uma alimentação mais saudável e ganham mais dinheiro.

A rotina de ler antes de ir ou na cama pode estar associada a vários benefícios na sua vida pessoal e profissional, segundo os resultados de uma pesquisa sobre o sono para o site Sleep Junkie. Quando e como se realiza essa leitura, também, pode ter impacto na quantidade e qualidade do sono.

O desenvolvimento da tecnologia tem substituído os livros por diferentes equipamentos (smartphones, tablets, portáteis) na hora de ir para cama desfrutar do último momento antes de dormir. Apesar de também se poder ler nesses dispositivos tecnológicos, a diferença de o fazer num livro pode ser preponderante no seu hábito de sono.

Esta investigação consultou mais de 2 mil indivíduos, para obter informações sobre os seus hábitos de sono e de leitura na cama, que foram divididos em dois grupos de mil pessoas cada. O primeiro grupo era composto por leitores frequentes da hora de dormir – com média de cinco ou mais noites por semana – enquanto o outro grupo raramente, ou nunca, lia na cama. Veja como os hábitos de dormir na cama podem interferir, positiva ou negativamente, no sono.

Os especialistas, há muito tempo, sugerem que o hábito de dormir antes de dormir ajuda a mente e o corpo a relaxar. Logo, melhora a qualidade do sono. O tempo médio que é gasto com a leitura na cama é de 43 minutos.

Muitos dos participantes dizem, ainda, que ler na cama os ajuda a reduzir o stress, enquanto outros falam de como a leitura na hora de dormir aumenta a sua capacidade de memória e «até os torna mais empáticos em relação aos outros». 73% dos leitores antes de dormir acreditam que teriam dificuldades em adormecer se não o fizessem.

No que concerne ao como leem, 44% dos leitores antes de dormir ainda prefere ler um livro tradicional, enquanto 39% lê num E-book e 17% opta por ler num smartphone ou tablet.

Os que leem antes de ir dormir mostram-se mais satisfeitos com a sua qualidade de sono (76%), comparativamente com os que não leem de todo (64%). Também, no que diz respeito à quantidade de sono, os leitores antes de dormir mostram-se mais satisfeitos, conseguindo, ao longo de uma semana, dormir mais uma hora e 37 minutos do que os que não leem.

O sono é vital para tudo, desde manter a saúde física até melhorar a aptidão cognitiva, e ler antes de dormir parece aumentar a qualidade e a quantidade de sono. Como tal, é natural que esse ritual noturno também afete, mesmo que indiretamente, outros aspetos importantes da vida, incluindo o sucesso profissional e financeiro.

Os leitores antes de dormir apresentam rendimentos maiores do que os que não partilham esse hábito de leitura. Além do dinheiro, os que têm o ritual de ler antes de dormir são mais propensos a ter uma dieta mais saudável (numa diferença de 12% para os que não leem); têm uma tendência 14% maior de terem um “hobby saudável” e outra 8% maior de manter consultas regulares com os seus médicos.

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Directora Digital da By é jurada nos Vega Digital Awards
Automonitor
Cepsa Black Week começa esta sexta-feira