Líder nos after-shave, Old Spice foi criado por Albert Hauck em 1938 para a Shulton Company e desde 1990 pertence à Proctor & Gamble.
Foi apresentado ao mercado como uma marca dos homens bravos e corajosos, daí que nos anúncios o protagonista estivesse quase sempre a praticar uma qualquer atividade bem máscula e viril.
De facto, nos anos 1980, o Old Spice era vendido para o homem com H Grande, ou seja, “para quem gosta de um desafio… ao sucesso” como dizia o anúncio de 1987 que passava na RTP.
É precisamente esse um dos exemplos que mais memórias deixou: o anúncio onde surgia um homem a fazer surf e uma mulher loura com uma expressão extasiada e a frase final “the mark of the man”.
A música que os envolvia ficará para sempre na memória de quem viveu aquela época, pelo que retirada da cantata de Carl Orff, “Carmina Burana!” todos sabem trautear “O Fortuna”.
“O Fortuna” que abre “Carmina Burana foi usado em inúmeros programas de televisão, anúncios e filmes.
Com menos de três minutos, “O Fortuna” é apenas uma pequena parte desta gigantesca cantata secular.
Carl Orff esforçou-se para assinalar a natureza não religiosa da obra no seu título, sendo que a cantata tem como “Cantiones profanæ cantoribus et choris cantandæ comitantibus instrumentis atque imaginibus magicis”, que poderá ser traduzido como “canções seculares para cantores e coros cantarem juntos acompanhados por instrumentos e imagens mágicas”.
Composta na década de 1930 e inspirada num conjunto de poemas medievais, “Carmina Buran”a foi apresentada pela primeira vez em Frankfurt, em junho de 1937, com grande sucesso.
Orff sabia que tinha um hit em mãos e teve a sorte de ver o seu rápido aumento de popularidade ao longo da sua vida.
Quando o seu criador morreu, em 1982, estava indiscutivelmente estabelecida como um clássico do século XX.
Curiosidades sobre Old Spice
No filme O Tubarão (1975), o realizador Steven Spielberg pôs a personagem de Roy Scheider (chefe Brody) a encharcar um pano em Old Spice para se proteger com o aroma enquanto vasculhava dentro de um balde por um isco mal cheiroso que pudesse atrair o predador.
Em E.T. – O Extra-Terrestre (1982), o mesmo realizador volta a usar a marca, tendo os pais ausentes, os meninos Mike e Elliott cheiram, saudosos, as camisas dos pais cada vez mais distantes: “Old Spice”, inspira Mike.
O objectivo de era diferente.
Internado em 1973 com o primeiro dos seus dois enfartes, o músico Serge Gainsbourg a pediu à mulher, Jane Birkin, para ter no hospital o seu frasco de Old Spice. O objetivo? Gainsbourg queria esconder o cheiro dos cigarros que continuava a fumar no hospital.