O Comité Olímpico de Portugal (COP) homenageou hoje Fernanda Ribeiro, campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta1996, destacando o facto de ser a atleta que mais medalhas internacionais conquistou para Portugal, avança a Lusa.
“És a atleta que tem o melhor palmarés desportivo, a mulher que conquistou no plano internacional mais medalhas”, destacou o presidente do COP, na visita que uma delegação do organismo olímpico fez hoje à Academia Fernanda Ribeiro, na Maia, para a entrega da peça artística que homenageia os campeões olímpicos portugueses.
No seu discurso, José Manuel Constantino destacou ainda a personalidade recatada e modesta da antiga atleta, notando que esse traço do seu caráter pode levar a que muitos portugueses não conheçam o seu currículo, no qual sobressaem o ouro em Atlanta1996 e o bronze em Sydney2000, ambos nos 10.000 metros.
Fernanda Ribeiro agradeceu a homenagem e o reconhecimento, garantindo que continua a dedicar-se ao atletismo, agora na sua Academia que junta já cerca de 150 atletas, com o mesmo empenho que colocou na sua carreira enquanto atleta.
A campeã olímpica portuguesa recordou as conquistas que alcançou com “dedicação e suor”, e disse guardar com carinho as memórias das competições em que participou. “Aquilo que eu ganhei, ninguém me vai tirar”, completou, citada em comunicado do COP.