Partilhar

Lembra-se de Marlon Brando? Ator de O Padrinho e Apocalipse Now faria hoje 100 anos

Nascido a 3 de abril de 1924, no Nebraska, nos Estados Unidos, Marlon Brando foi operador de elevador, tentou ser militar, mas foi expulso, subiu aos palcos da Broadway e eternizou-se no grande ecrã com “O Padrinho”.

3 Abril 2024
Sandra M. Pinto

Marlon Brando construiu uma sólida carreira em Hollywood, consagrando-se como um dos maiores atores da sua geração. Considerado um aluno problemático, Brando chegou a ser expulso de mais de uma instituição, inclusive da Academia Militar por insubordinação.

Em 1943, Marlon Brando muda-se para Nova Iorque para estudar teatro na Academia Americana de Artes Dramáticas. É na cidade que nunca dorme que se estreia como Jesus Cristo numa produção levada a cena no ano seguinte.

Simultaneamente, começa na Broadway em 1944, no papel de um veterano de guerra em I Remember Mama, onde o seu sucesso foi de tal forma grande que, dois anos depois, foi escolhido pelo New York Times como o ator mais promissor.

Em 1950, estreia-se no cinema no filme The Men (1950), onde interpretou um veterano de guerra paraplégico. No entanto, foi a sua atuação icônica como Stanley Kowalski na adaptação cinematográfica de Um Eléctrico Chamado Desejo (1951) que o lançou para o estrelato internacional. A sua interpretação intensa e visceral rendeu-lhe a sua primeira indicação ao Óscar de Melhor Ator.

Sobressaiu em Há Lodo no Cais (1954), pelo qual ganhou seu primeiro Óscar de Melhor Ator, e O Padrinho (1972), onde interpretou o icônico Don Vito Corleone, pelo qual ganhou seu segundo Óscar de Melhor Ator.

Brando também era conhecido pela sua personalidade difícil e pelas escolhas controversas de papéis. Desafiava diretores e produtores e era conhecido por recusar seguir guiões e por improvisar as falas.

Mas foram ainda mais os filmes onde se destacou: Queimada! (1969) de Gillo Pontecorvo que conta a história da Revolução do Haiti, com outra ilha fictícia chamada Queimada; Apocalipse Now (1979) é um dos mais famosos filmes de crítica a guerra do Vietnam; Júlio Cesar (1953) adaptação da peça de Shakespeare para o cinema; e Viva Zapata (1952) que conta a história da Revolução Mexicana com o guião escrito John Steinbeck.

Marlon Brando faleceu em 1 de julho de 2004, aos 80 anos de idade, em virtude de uma doença pulmonar

 

 

Mais Recentes

Cientistas descobrem uma característica na fala que anuncia o declínio cognitivo

há 6 minutos

É oficial: 2025 marca o início de uma nova geração humana

há 15 minutos

Campo de golfe do Algarve está no top 10 dos melhores da Europa

há 34 minutos

Se tem o sonho ou planeia ir a Nova Iorque saiba que a “Big Apple” está agora ainda mais perto de Portugal

há 39 minutos

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

há 42 minutos

Estudo revela: «As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque usam mais o cérebro durante o dia»

há 57 minutos

«Cérebro “silencioso”pode explicar por que as mulheres envelhecem mais lentamente», garante a ciência

há 1 hora

Alzheimer: novos medicamentos podem acrescentar anos de independência à vida dos doentes

há 1 hora

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna e comentador da CNN Portugal

há 2 horas

«Mulher que viveu até aos 117 anos tinha genes que mantinham as suas células “mais jovens”», revela estudo

há 2 horas

Covid-19: perderam-se 16,8 milhões de anos de vida na Europa entre 2020 e 2022

há 2 horas

Pela primeira vez no mundo homem tem alta do hospital levando no peito um coração de titânio

há 2 horas

Sono: 36% dos portugueses dormem menos de 6 horas por noite, revela estudo

há 2 horas

Jante na companhia de Vasco da Gama no edifício mais alto de Portugal

há 4 horas

Zoomarine volta a trazer magia e diversão com reabertura do parque

há 4 horas

Uma receita para surpreender os pais que não resistem a um toque adocicado (e a uma “cervejinha”)

há 4 horas

Jantares com produtores, provas e masterclasses diárias: o vinho marca a agenda desta unidade hoteleira

há 4 horas

Cuide da sua segurança: se conduzir não use colares

há 4 horas

Mantenha a mente jovem e ativa depois dos 40 anos com estas 13 dicas

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.