Os seus olhos azuis tornaram-se na marca registada do homem comum que amava cinema e carros. Paul Newman nasceu em 26 de janeiro de 1925, estreou-se na Broadway e chegou a Hollywood como substituto de Marlon Brando.
A carreira de Newman foi lançada pelos tabloides da Broadway que o catapultaram para The Silver Chalice (1954). O resultado não cativou o jovem Paul, que só encontrou sucesso alguns anos depois, quando interpretou o papel do boxeador Rocky Graziano em Marcado pelo ódio , que a princípio seria uma tarefa de James Dean, em 1956. .
Foi aí que ele chamou a atenção da crítica e da indústria. A partir daí, e até o início dos anos 2000, ela continuou trabalhando diante das câmaras. Dois Homens e um Destino (1969), Mão Fria (1967), O Grande Salto (1994) e Estrada para Perdição (2002) são alguns dos títulos que se destacam em sua carreira.
Ao longo de sua carreira, apesar de 11 indicações para o Oscar, só ganhou a estatueta duas vezes: Melhor Ator por A Cor do Dinheiro e um prémio honorário.