<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Lisboa acompanha previsão de tempo frio para ativar plano de contingência se necessário

8 Janeiro 2024
Forever Young

A Proteção Civil de Lisboa está a acompanhar a previsão meteorológica na cidade para, se necessário, ativar o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Tempo Frio, disse hoje o presidente da câmara.

“Nós estamos a acompanhar. O nosso serviço de Proteção Civil está a acompanhar. Nós ainda não chegámos aos valores de temperatura em que há, no fundo, um automatismo que começa com o plano de defesa e o plano de proteção das pessoas que estão em temperaturas mais baixas”, afirmou o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), ao final desta manhã, à margem da inauguração da nova Unidade de Higiene Urbana de Belém, avança a Lusa.

Na cidade de Lisboa, o Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Tempo Frio, que prevê a resposta operacional às vagas de frio, é ativado de acordo com alguns critérios, designadamente quando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emite “aviso de tempo frio, amarelo ou laranja, que corresponda a valores diários de temperatura mínima que se apresentem entre 3º C a – 1º C por, pelo menos, 48 horas seguidas”.

Nesta segunda-feira, de acordo com o IPMA, as temperaturas em Lisboa variam entre 6º C de mínima e 10º C de máxima. Na terça-feira, prevê-se que aumentem para 9º C de mínima e 15º C de máxima.

“Não estamos nessa temperatura, mas estamos a acompanhar com os nossos serviços para atuar ainda hoje, se for preciso. Se este frio continuar, nós vamos imediatamente acionar o plano e vamos proteger e acolher as pessoas”, assegurou o autarca.

Carlos Moedas disse que em Lisboa “mais de 1.000 pessoas” em situação de sem-abrigo são acolhidas durante a noite, seja em centros de acolhimento, seja através do projeto ‘Housing First’.

Quando cumpridos os critérios de acionamento do plano, “o presidente da câmara não precisa de fazer nada, automaticamente há um plano de proteção das pessoas que estão na rua”, referiu.

“É automático nessa situação. Se eu vir como presidente da câmara que, mesmo não atingindo essas temperaturas, que a temperatura é muito baixa, sobretudo durante a noite, eu darei ordem para imediatamente, aliás, já dei ordem, já falei com a Proteção Civil para se estar a acompanhar hora a hora o que se está a passar, porque estamos todos aqui hoje e estamos a sentir que está muito mais frio”, declarou o autarca.

O presidente da câmara disse que “a primeira medida e a mais importante” deste plano “é o acolhimento imediato das pessoas, não só no quartel de Santa Bárbara, como outros acolhimentos que temos com a Santa Casa da Misericórdia, em contacto constante, Comunidade Vida e Paz, com todos aqueles que trabalham nesta área, para acolher as pessoas, com refeições quentes e com a capacidade de os ter instalados durante a noite, durante temperaturas que são muito baixas”.

“É aquilo que fazemos todos os anos. Não deve haver qualquer preocupação. Muita serenidade. As pessoas sabem que têm essa ajuda e que a câmara está preparada para o fazer, como faz todos os anos, quando as temperaturas baixam”, disse.

O Plano de Contingência para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo perante o Tempo Frio é preparado pela Câmara Municipal de Lisboa, através do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, num trabalho conjunto com Equipa de Projeto para o Plano Municipal para a Pessoa em Situação de Sem Abrigo (EPPMPSSA) e com Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA).

A resposta operacional deste plano é concretizada pela ativação de um espaço de acolhimento denominado por Dispositivo Integrado de Apoio às Pessoas em Situação Sem-Abrigo (DIAPSSA), que disponibiliza o acesso a serviços de apoio social, médico, alimentar, de higiene e agasalho, assim como o encaminhamento para apoio social e para alojamento temporário.

Neste âmbito, as várias estruturas da Câmara Municipal de Lisboa são envolvidas neste dispositivo, bem como as entidades externas com responsabilidades atribuídas nesta resposta.

 

Foto: MUNICÍPIO de LISBOA

Mais Recentes

A nova variante de Covid-19 que escapa à imunidade e tem sintoma único

há 16 minutos

Sabe ouvir verdadeiramente? Estes seis erros estão a sabotar as suas conversas

há 25 minutos

Descubra seis dos melhores programas para fazer numa visita a Buenos Aires

há 46 minutos

Três signos com almas bonitas e uma presença que reconforta

há 1 hora

Correr na praia: siga estas dicas e saiba como aproveitar este treino de verão em segurança

há 22 horas

Dorme mal? A solução pode estar no prato

há 2 dias

Fungo tóxico da “maldição dos faraós” transformado em arma contra o cancro

há 2 dias

Pouca proteína ao pequeno-almoço pode estar a sabotar os seus lanches: saiba porquê

há 2 dias

Se está com dificuldades em dormir, este smoothie pode ser a solução

há 3 dias

Morangos: benefícios para a saúde e três receitas frescas para o verão

há 3 dias

Saiba como falar com crianças e jovens sobre a morte de figuras públicas

há 3 dias

Saiba quais os três signos com uma aura mágica e misteriosa

há 3 dias

Saiba quais os signos do zodíaco que precisam urgentemente de férias

há 3 dias

Ovos à mesa: descubra os seus benefícios e duas receitas irresistíveis para o dia-a-dia

há 3 dias

Sabia que pode comer o manjerico dos Santos Populares? E faz até bem à saúde

há 3 dias

Pegadas de há 23 mil anos confirmam presença humana nas Américas antes da última Idade do Gelo

há 3 dias

O cérebro sabe antes de si: exame revela se vai envelhecer mais depressa

há 3 dias

Estudo revela que consumo de cannabis duplica risco de morte por doença cardiovascular

há 3 dias

A forma das folhas influencia a velocidade com que caem das árvores, conclui estudo

há 3 dias

Picada de abelha: sabe quando é inofensiva e quando pode ser fatal?

há 3 dias

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.