Para muitos expatriados, sejam eles trabalhadores ativos ou reformados, a mudança para um novo país pode ser um processo complicado. O choque cultural pode ser grande, dificultando assim a adaptação a esta nova realidade. Alguns destinos parecem, no entanto melhor capacitados para receber estas pessoas do que outros.
Segundo o ranking mais recente da organização InterNations (que se dedica à comunidade expatriada em todo o Mundo), a cidade de Lisboa é o sexto melhor destino para acolher expatriados. Isto coloca assim a capital portuguesa no top dos destinos europeus.
O inquérito realizado revela que Lisboa está acima da média tanto no que diz respeito à facilidade na adaptação cultural, como ao nível de felicidade indicado pelos inquiridos. 86% destes mostram-se extremamente satisfeitos e felizes a residir na capital portuguesa.
O clima e lazer são dois aspectos assinalados como extremamente positivos em Lisboa. Por outro lado, a categoria “emprego e carreira” foi a que obteve resultados mais negativos. Cerca de 38% afirma-se insatisfeito com as oportunidades de carreira locais. Numa amostra de 82 cidades, Lisboa fica em 72º lugar no que diz respeito a este tema.
De resto, os três primeiros lugares do ranking são ocupados exclusivamente por cidades asiáticas: Taipei, Kuala Lumpur e Ho Chi Mihn. Já o pior destino para expatriado foi considerado ser a cidade de Kuwait.
Curiosamente inúmeras cidades americanas extremamente populares foram consideradas opções pouco atrativas. São Francisco, Los Angeles e Nova Iorque estão entre as dez cidades menos atrativas. A explicar esta situação estão as más classificações nas categorias relacionadas com o custo de vida e finanças.