Um estudo realizado pela Universidade de Harvard revelou que existem outras duas opções que podem saciar a sede e cuidar do corpo de forma eficaz.
As descobertas da Escola de Saúde Pública Harvard T.H. Chan mostraram que o café e o chá, sem adição de açúcar, também são excelentes opções.
De acordo com a pesquisa, o consumo moderado de café com cafeína não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e cancro. Na verdade, tomar de 3 a 5 chávenas de café por dia está associado à redução de doenças crónicas.
No entanto, pessoas com nervosismo, ansiedade ou insónia devem evitar o consumo de café.
Embora o café tenha sido considerado um possível agente cancerígeno pela OMS em 1991, estudos mais recentes mostraram que o consumo regular de café não está associado a um maior risco da doença.
Na verdade, foi observada uma redução do risco em certos tipos de cancro entre aqueles que consomem café regularmente.
Segundo a Universidade de Harvard, estudos em animais sugerem que o chá, devido ao seu alto teor de polifenóis, antioxidantes encontrados em plantas, pode trazer benefícios para a saúde.
Mesmo que os estudos em humanos sejam menos conclusivos, há evidências promissoras de que o consumo diário de 2 a 3 chávenas de chá está associado a um menor risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabete tipo 2 e morte prematura.