Partilhar

Maioria dos hospitais com tempos de espera em linha com o recomendado

O tempo médio de espera para doentes urgentes na maioria dos hospitais estava, às 18:30, em linha com o recomendado, segundo dados do portal do Serviço Nacional de Saúde consultados pela agência Lusa.

7 Janeiro 2024
Forever Young

Dos dados consultados em 29 hospitais de todo o país, 21 encontravam-se, às 18:30, a cumprir tempos médios de espera de acordo com aquilo que é recomendado para doentes urgentes (um máximo de 60 minutos), avança a Lusa.

Na Grande Lisboa, apenas o hospital Amadora-Sintra estava acima daquilo que é o recomendado, registando, às 18:30, um tempo médio de espera para doentes urgentes de quatro horas e 09 minutos, contabilizando oito utentes com essa classificação à espera de serem atendidos.

Os doentes listados no portal do SNS como estando em espera incluem os que aguardam primeiro atendimento e os que aguardam resultados de exames realizados após atendimento.

Os hospitais Beatriz Ângelo (43 minutos), em Loures, o hospital Santa Maria (52 minutos), em Lisboa, o hospital Garcia de Horta (sem tempo de espera), em Almada, o hospital São Francisco Xavier (46 minutos) e o hospital pediátrico D. Estefânia (35 minutos) cumpriam aquilo que é o tempo médio recomendado pelo sistema de Manchester para doentes urgentes.

Os hospitais de São João e Santo António, no Porto, os hospitais de Matosinhos, Gaia e Póvoa de Varzim também registavam, às 18:30, tempos de espera médios abaixo dos 60 minutos.

Já os hospitais de Beja (uma hora e 16 minutos), Portimão (quatro horas e 51 minutos), Bragança (uma hora e 17 minutos), Aveiro (uma hora e um minuto), Santarém (uma hora e 33 minutos), Guimarães (duas horas e 18 minutos) e Leiria (uma hora e 16 minutos) estavam acima do tempo recomendado.

Os hospitais de Coimbra (pediátrico, da Universidade e Covões), Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Faro e Vila Real registavam tempos de espera médios em linha com o recomendado (abaixo dos 60 minutos).

A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).

Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).

JGA // MAG

Mais Recentes

Está com dúvidas sobre onde ir almoçar hoje? Se é fã da gastronomia italiana este restaurante pode bem ser uma boa opção

há 22 minutos

Cancro do cólon: estudo reforça que «alimentos ultra processados ​​promovem o risco de se ter a doença»

há 35 minutos

Uma dúvida recorrente que importa esclarecer: detergente líquido ou em pó, qual é o melhor?

há 55 minutos

A partir de hoje estes signos vão receber (muito) dinheiro, garantem os astros

há 1 hora

Um dos 100 melhores spas do mundo é português

há 1 hora

Se é fumador cuidado: brevemente deixará de o poder fazer nas esplanadas

há 2 horas

Envelhecimento cerebral: cientistas identificam 13 proteínas que podem dar pistas para compreender as doenças neurodegenerativas

há 2 horas

Entrega de presentes em risco: Lapónia cancela o Natal (e este é o motivo)

há 2 horas

Relatório revela as piores e as melhores companhias ferroviárias da Europa: saiba em que lugar está a CP

há 3 horas

Lembra-se de ‘Trainspotting’? Autor avança com sequela e revela o nome da obra que segue a vida das personagens Renton, Spud, Sick Boy e Begbie

há 3 horas

Este é o aeroporto europeu com mais movimento: adivinha onde está localizado?

há 3 horas

Última hora: arqueólogos descobrem túmulo de São Nicolau, a inspiração do “Pai Natal”

há 3 horas

Maníacos por limpeza: estes signos gostam de tudo no seu lugar

há 19 horas

Síndrome de Pica: quando se tem vontade de comer papel ou terra

há 19 horas

Se já fez 50 anos ou está lá perto, saiba como tratar os sinais de envelhecimento

há 20 horas

Saiba quanto deve alongar por dia para ser mais flexível e evitar dores musculares

há 21 horas

O país da Europa onde falar português é um requisito fundamental: tem salários altíssimos e uma qualidade de vida invejável

há 21 horas

«Isto é o que deve fazer para evitar o acumular de cálcio nas artérias», revela famoso cirurgião cardíaco

há 21 horas

Nem esquecimento nem desorientação: «este é o primeiro sintoma que deteto em quem vai sofrer de Alzheimer», revela neurologista

há 21 horas

Este é o detergente para a máquina de lavar roupa que os especialistas recomendam: «deixa as peças impecáveis»

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.