Partilhar

Mais de 50 concelhos de oito distritos em perigo máximo: todo o cuidado é pouco

Mais de 50 concelhos de oito distritos estão hoje em perigo máximo de incêndio devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou quase todo o continente sob aviso laranja.

22 Julho 2024
Forever Young com Lusa

Em perigo máximo de incêndio estão hoje mais de 50 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Viseu, Santarém, Bragança, Vila Real e Guarda.

A temperatura máxima mais elevada prevista para hoje será alcançada em Évora e Santarém, com 42 graus Celsius.

O distrito de Beja terá uma temperatura de 40 graus, Portalegre de 39 Castelo Branco 38, Vila Real 36, Bragança e Viseu 35, Guarda 33 e Faro 31.

O IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continente, exceto Viana do Castelo, em perigo muito elevado e elevado de incêndio.

De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sexta-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso laranja 11 distritos sob aviso laranja entre hoje e quarta-feira devido à previsão de tempo quente.

Os distritos de Évora, Setúbal, Santarém, Beja e Portalegre vão estar sob aviso laranja entre as 09h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira.

Já distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco e Braga vão estar sob aviso laranja entre as 09h00 de terça-feira e as 18h00 de quarta-feira.

Os distritos do Porto, Faro, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira devido à persistência de valores muito elevados da temperatura máxima.

Também o arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo até às 18h00 de quarta-feira por causa do tempo quente.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento em geral fraco do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas do norte e centro até ao meio da manhã e subida da temperatura máxima, que será acentuada no litoral e na região sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Coimbra) e os 23 (em Portalegre) e as máximas entre os 28 (em Aveiro) e os 42 (em Évora e Santarém).

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 23 e os 27 graus e no Porto Santo entre os 21 e os 26 graus.

Mais Recentes

Cientistas descobrem uma característica na fala que anuncia o declínio cognitivo

há 5 minutos

É oficial: 2025 marca o início de uma nova geração humana

há 14 minutos

Campo de golfe do Algarve está no top 10 dos melhores da Europa

há 33 minutos

Se tem o sonho ou planeia ir a Nova Iorque saiba que a “Big Apple” está agora ainda mais perto de Portugal

há 38 minutos

À atenção de pais e avós: há um alerta contra dar “slushies” às crianças depois de várias terem sido hospitalizadas no Reino Unido após ingerirem estas bebidas geladas

há 41 minutos

Estudo revela: «As mulheres precisam de dormir mais do que os homens porque usam mais o cérebro durante o dia»

há 56 minutos

«Cérebro “silencioso”pode explicar por que as mulheres envelhecem mais lentamente», garante a ciência

há 1 hora

Alzheimer: novos medicamentos podem acrescentar anos de independência à vida dos doentes

há 1 hora

Suplemento barato parece aumentar a função cerebral das pessoas mais velhas, revelam especialistas

há 2 horas

Óbito: Morreu Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna e comentador da CNN Portugal

há 2 horas

«Mulher que viveu até aos 117 anos tinha genes que mantinham as suas células “mais jovens”», revela estudo

há 2 horas

Covid-19: perderam-se 16,8 milhões de anos de vida na Europa entre 2020 e 2022

há 2 horas

Pela primeira vez no mundo homem tem alta do hospital levando no peito um coração de titânio

há 2 horas

Sono: 36% dos portugueses dormem menos de 6 horas por noite, revela estudo

há 2 horas

Jante na companhia de Vasco da Gama no edifício mais alto de Portugal

há 4 horas

Zoomarine volta a trazer magia e diversão com reabertura do parque

há 4 horas

Uma receita para surpreender os pais que não resistem a um toque adocicado (e a uma “cervejinha”)

há 4 horas

Jantares com produtores, provas e masterclasses diárias: o vinho marca a agenda desta unidade hoteleira

há 4 horas

Cuide da sua segurança: se conduzir não use colares

há 4 horas

Mantenha a mente jovem e ativa depois dos 40 anos com estas 13 dicas

há 4 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.