O rei Carlos III e a família real britânica vão receber 45 milhões de libras (cerca de 52 mil euros) a mais este ano devido a um lucro recorde registado pelas propriedades da Coroa. O total será um montante de 86 milhões de libras.
O aumento nos lucros foi impulsionado pelos parques de turbinas eólicas offshore, que a realeza possui na costa do Reino Unido.
No total, as propriedades geraram um lucro de 1,1 mil milhões de libras, mais do que o dobro do ano anterior, quando o lucro foi de 442 milhões de libras.
A Coroa britânica cobra aluguer pelas áreas marítimas, pelas propriedades lucrativas em áreas nobres de Londres e no interior, incluindo terrenos de agricultura e mineração. Segundo estimativas, a família real é proprietária direta de mais de 1% de todo o território do país.
O lucro pertence ao governo do Reino Unido e vai diretamente para o tesouro nacional. O órgão controla as decisões de negócios e financeiras da Coroa, mas uma parte dos lucros é direcionado diretamente para a família real todos os anos.
A família real utiliza esse dinheiro para sustentar o estilo de vida monárquico, além da manutenção dos palácios e propriedades que utiliza, o pagamento de salários de empregados, gastos com viagens e entretenimento.
Segundo o porta-voz do Rei Charles, este ano, a verba será usada para comprar dois novos helicópteros e reformar o Palácio de Buckingham.