Em Portugal, mais de 1,4 milhões de pensionistas receberam em 2019 um valor abaixo do salário mínimo nacional, o que equivale a uma percentagem superior a 70%, de acordo com dados da ‘Pordata’, citados pelo ‘Correio da Manhã’, que remetem para números dos ministérios das Finanças e da Segurança Social.
Os dados da Pordata mostram que o número total de pensionistas inscritos na Segurança Social a receber pensões abaixo do salário mínimo em 2019, fixou-se nos 1.457.205, ou seja, mais 30 mil pessoas do que aquelas registas no ano anterior.
[Leia também: Reforma. Estas 3 decisões financeiras podem vir a comprometer o seu futuro]
Isto significa que os pensionistas que recebiam um valor superior ao salário mínimo correspondiam em 2019 a uma percentagem de apenas 29%. Importa ressalvar que no ano passado o salário mínimo era de cerca de 600 euros.
Mas nem tudo são más notícias, apesar destes números, a ‘Pordata’ revela que esta percentagem tem vindo a registar um aumento ao longo dos anos, com cada vez mais pensionistas a receber mais do que o salário mínimo nacional.
Em 2002, por exemplo, os pensionistas que recebiam um valor superior ao salário mínimo correspondiam a uma percentagem de apenas 15%. Desde então, o número tem vindo sempre a subir.
(artigo originalmente publicado no site Executive Digest)