Mais de 90% dos portugueses indica as viagens como a principal prioridade do seu orçamento, revela estudo

Um estudo de mercado realizado a 10.000 consumidores globais a propósito do 25º aniversário da eDreams confirma que em 2024 as viagens continuam a ser uma prioridade nos orçamentos pessoais dos consumidores.

Um novo estudo de mercado encomendado pela eDreams ODIGEO, empresa líder na subscrição de viagens, a propósito do 25.º aniversário da eDreams, a sua principal marca, revela que a grande maioria dos consumidores globais (84%) dá prioridade às viagens nos seus orçamentos pessoais, apesar do contexto macroeconómico.

 

Em Portugal, os inquiridos concordam com esta tendência: 92% sublinhou a importância das viagens no seu orçamento familiar, uma percentagem superior à média global e a mais alta entre todos os países analisados pela eDreams. Por outro lado, apenas 1% dos inquiridos em Portugal e 3% a nível mundial disseram que não consideravam importante incluir as viagens no seu orçamento.

 

Mudança de valores: as gerações futuras redefinem as prioridades de viagem

 

O estudo revelou também que é provável que as prioridades e os valores dos viajantes mudem nos próximos 25 anos, em linha com alterações geracionais como o rápido desenvolvimento das novas tecnologias. Por exemplo, o inquérito revelou que os jovens são muito mais propensos do que as gerações mais velhas a tomar decisões sobre como e onde viajam com base na conectividade digital ou na inclusão social – o que nos dá uma clara perceção do que será mais importante para os viajantes nas próximas décadas.

 

Relação custo-eficácia: Este fator continua a ser a principal prioridade para os viajantes em todas as faixas etárias (63% em Portugal e 55% a nível mundial). Os Baby Boomer, em particular, revelam uma maior inclinação para priorizar os custos no planeamento das suas viagens – 61% dos inquiridos com mais de 45 anos em Portugal, e 55% a nível global, dão prioridade a este aspeto. Contudo, nota-se que as gerações mais novas também consideram esta variável como o fator-chave nas suas decisões de viagens: é a prioridade para 65% dos portugueses com menos de 34 anos.

 

Inclusão social e valores: A nível global, 27% dos inquiridos com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos indicou que as marcas e destinos que oferecem experiências socialmente inclusivas são uma das principais considerações ao planearem as suas viagens, em comparação com apenas 17% das pessoas com mais de 65 anos. Em Portugal, este ponto parece ser ainda mais relevante: 34% dos Millennials, 29% dos Geração Z e 20% dos Baby Boomers dão prioridade à inclusão social e aos valores nas suas escolhas de viagens.

 

Conectividade digital: De forma similar, 20% dos inquiridos da Geração Z a nível global destacou a importância da conectividade digital (para comunicação e trabalho) durante as viagens como uma prioridade importante, em comparação com 7% das pessoas com mais de 65 anos. Isto sugere uma maior prevalência do trabalho flexível e remoto entre as gerações mais jovens, bem como a importância de partilhar a experiência de viagem nas redes sociais. Curiosamente, as consumidoras do sexo feminino demonstram maior interesse em manter-se online durante as suas viagens (19% vs 14% dos seus homólogos do sexo masculino).

 

Considerações de saúde e segurança: Emergiram como fatores significativos no planeamento de viagens, provavelmente por influência das experiências da pandemia – e são agora uma consideração fundamental para 64% dos inquiridos de todas as faixas etárias em Portugal, e 51% a nível mundial. A nível mundial, esta realidade acentuou-se ainda mais no grupo etário mais jovem (18-24 anos), que colocou as considerações de segurança (52%) quase ao mesmo nível do custo das viagens (54%), o que sugere que a saúde e a segurança poderão ser uma prioridade ainda maior para os futuros viajantes ao longo dos próximos anos.

 

Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO, afirmou: “Vivemos numa era em que os valores dos viajantes estão a evoluir rapidamente, moldados pelas grandes questões do nosso tempo, desde a tecnologia ao trabalho híbrido ou até a uma pandemia que acontece uma vez em cada geração.

 

Desde que fundámos a nossa principal marca, a eDreams, há 25 anos, temos visto as prioridades dos viajantes mudar significativamente, especialmente graças à tecnologia, que nos colocou nas mãos uma quantidade de escolhas quase ilimitada. Quando olhamos para o futuro, estes dados oferecem uma visão fascinante do que será mais importante para os viajantes, à medida que a próxima geração de consumidores socialmente inclusivos e digitalmente nativos atinge o pico do seu poder de compra.

 

Embora estejamos a assistir a uma mudança geracional nos valores em torno destas questões, também continuamos a ver que as viagens continuam a ser incrivelmente importantes para os consumidores de todas as idades. Esperamos que a procura de viagens continue sólida, e estes dados realçam por que é fundamental que continuemos a inovar e a proporcionar novas experiências que entusiasmem as futuras gerações de viajantes.”

 

Um quarto de século de mudanças nas viagens

 

O estudo da eDreams ODIGEO e da OnePoll indica que o setor das viagens a nível mundial deverá testemunhar mudanças significativas nas próximas décadas, nomeadamente no que diz respeito às preferências dos consumidores. No entanto, este período de mudança esperado acontece imediatamente após um quarto de século em que o setor das viagens evoluiu radicalmente.

 

Crescimento sem paralelo: Nos últimos 25 anos, o setor das viagens registou um crescimento significativo e contínuo. De acordo com a International Civil Aviation Organization (ICAO), 1.56 mil milhões de passageiros viajaram de avião por todo o mundo em 1999; um número que aumentou para 4.9 mil milhões em 2023, num crescimento de 157%.1

 

A era das viagens online: No século XXI, a maior mudança no setor das viagens a nível mundial foi a rápida evolução da tecnologia. A fundação da eDreams, a maior agência de viagens online da Europa, neste dia há 25 anos marcou o início da universalização das viagens online. De acordo com um relatório da IATA, em 1999 apenas 5% das reservas de viagens era efetuada online. Em 2023, este número aumentou para 70%, o que representa um aumento de 650% em 25 anos.2

 

Na mesma linha, em 1999 a percentagem de reservas de viagens por telemóvel era virtualmente zero. A internet móvel estava ainda nos seus estágios iniciais de desenvolvimento e poucas pessoas tinham acesso a ela. Para além disso, os dispositivos disponíveis naquele momento não eram adequados para fazer reservas de viagens. Em 2023, 75% dos consumidores utilizou o seu telemóvel ou dispositivo móvel para reservar viagens.

 

Da transação à subscrição: A mais recente revolução no setor das viagens é o aparecimento do comércio de subscrições de viagens. A eDreams foi a primeira empresa a lançar um serviço de subscrições no setor, através da sua plataforma Prime, que conta atualmente com mais de 5.2 milhões de membros.

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