<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Mais de mil artistas, incluindo Damon Albarn e Annie Lennox, lançam álbum silencioso em protesto contra a inteligência artificial

25 Fevereiro 2025
Forever Young

“O governo britânico não deve legalizar o roubo de música.”

Mais de mil músicos, incluindo figuras conhecidas como Kate Bush, Damon Albarn e Annie Lennox, lançaram um álbum silencioso em protesto contra os planos do governo britânico de permitir que empresas de inteligência artificial (IA) usem obras protegidas por direitos autorais sem permissão.

De acordo com as propostas do governo, que estão atualmente em consulta pública, as empresas que desenvolvem IA poderão usar o conteúdo online dos criadores para ajudar a construir os seus próprios modelos, a menos que os detentores dos direitos optem por não fazê-lo.

O álbum silencioso é intitulado Is This What We Want? (É isso que queremos?) e os músicos esperam que sirva para chamar a atenção para o potencial impacto de longo prazo da IA ​​no setor musical do Reino Unido.

A obra silenciosa conta com o apoio de artistas como Billy Ocean, Ed O’Brien do Radiohead e Dan Smith do Bastille, além de The Clash, Mystery Jets e Jamiroquai.

«O governo britânico não deve legalizar o roubo de música para beneficiar empresas de IA», diz o álbum, explicando a sua mensagem.

Programas de IA extraem grandes quantidades de dados, como texto, imagens ou música online, para gerar novos conteúdos que se assemelham aos criados por um humano.