Medicamento para a tensão arterial aumenta a expectativa de vida e retarda o envelhecimento, revela estudo

Pesquisa foi agora publicada.

Foi demonstrado que o medicamento para hipertensão rilmenidina retarda o envelhecimento em vermes, um efeito que nos humanos poderia ajudar, hipoteticamente, a viver mais e mais saudáveis.

Se isto se traduz na biologia humana ou se representa um risco potencial para a nossa saúde , é um tema de debate contínuo . Encontrar formas de alcançar os mesmos benefícios sem os custos de cortes extremos de calorias poderia levar a novas formas de melhorar a saúde na velhice.

Num estudo publicado em janeiro, jovens e idosos vermes Caenorhabditis elegans tratados com o medicamento – que normalmente é usado para tratar hipertensão – viveram mais e apresentaram medidas mais elevadas em diversos marcadores de saúde, da mesma forma que restringiram calorias, como o os cientistas esperavam.

O verme C. elegans é um dos favoritos para estudos, porque muitos de seus genes têm semelhanças com homólogos no nosso genoma. No entanto, apesar destas semelhanças, ainda é uma relação bastante distante com os humanos.

A pesquisa foi publicada em Aging Cell .