As plantas medicinais são grandes aliadas da saúde. São inúmeros e cada uma possui propriedades diferentes com efeitos positivos para o organismo. É muito importante conhecer os seus benefícios para poder introduzi-los na dieta alimentar.
O Ginkgo biloba é uma planta medicinal originária da Ásia, cujas folhas são utilizadas há séculos no tratamento de doenças, principalmente as relacionadas com o cérebro e o fluxo sanguíneo uma que tem na sua composição flavonóides e terpenóides , compostos com elevadas qualidades antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea.
Outro benefício do ginkgo é que pode ter um impacto positivo na memória e na concentração, ajudando a conter o declínio cognitivo relacionado com a idade. A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) apoia a utilização desta planta para melhorar o funcionamento cognitivo e aliviar o peso nas pernas, o qual está ligado com distúrbios circulatórios.
Não há prova científica, mas um dos benefícios atribuídos aos seus princípios ativos é a prevenção e o tratamento do Alzheimer.
O Ginkgo pode ser ingerido de diversas formas: em comprimidos, extratos, cápsulas e chá feito a partir das suas folhas secas . O consumo das suas sementes deve ser evitado e não é recomendado devido à sua potencial toxicidade.
Quem desejar incorporar o ginkgo na sua rotina alimentar deve fazê-lo com cautela e sempre depois de consultar um profissional, principalmente se estiver a tomar medicamentos.