Partilhar

Melhore o desempenho do seu smartphone no escritório

Saiba aqui como o conseguir.

8 Setembro 2023
Sandra M. Pinto

O nosso dispositivo móvel é uma ferramenta tão essencial na nossa vida quotidiana que se pode dizer que se tornou “uma extensão de nós”. Utilizamo-lo para comunicar, para fazer compras, para consultar informações ou para partilhar os nossos momentos de descontração e lazer nas redes sociais. No entanto, com o passar do tempo, o seu smartphone pode estar a funcionar mais lentamente do que o normal e esperado.

Para acelerar a velocidade do seu telemóvel e usufruir do mesmo desempenho que o recém-saído da fábrica, a SPC, marca europeia de eletrónica de consumo, oferece-lhe estes conselhos práticos e simples:

Manter a RAM à distância: controlar as aplicações abertas em segundo plano e libertar a cache

A memória RAM é responsável pela execução das aplicações e, com o tempo, vai-se enchendo e tornando o dispositivo mais lento. Para isso, existem várias opções de melhoria, como controlar quais as aplicações que ficam abertas em segundo plano e limpar a cache com frequência.

Se precisar de ajuda extra para limpar a cache de cada aplicação, existem aplicações de limpeza que automatizam este processo, o que poupa tempo ao utilizador. Além disso, reinicie periodicamente o dispositivo para limpar completamente a RAM.

Desta forma, as aplicações podem ser utilizadas durante longos períodos sem sofrerem abrandamentos ou problemas de desempenho.

Desativar as animações do dispositivo para melhorar a velocidade

Embora os efeitos visuais instalados no dispositivo lhe confiram um acabamento excecional, algumas animações podem consumir demasiados recursos do smartphone e tornar a interface mais lenta. Para remediar esta situação, pode verificar na secção Definições > Acessibilidade se não tem ativadas opções de animação que não são necessárias.

Outra opção para melhorar o desempenho é ir à secção de opções do programador nas definições do sistema (se não estiver visível, vá a “Acerca do telefone” e toque algumas vezes em “Número de compilação” até ser ativado). Uma vez lá, procure a opção “Escala da animação da janela” e defina os valores da animação para 0,5x ou desative-os completamente. Isto irá acelerar a transição entre aplicações e ecrãs. Por outro lado, para tornar a navegação pelo smartphone mais ágil, desative os widgets que já não utiliza, pois consomem memória. Utilize apenas os essenciais.

Libertar a memória interna: eliminar aplicações e ficheiros que já não utiliza

Se tiver instalado aplicações ou um grande número de ficheiros na memória de armazenamento do seu smartphone, estes podem estar a ocupar demasiado espaço e a tornar o sistema mais lento. Verifique as aplicações instaladas e remova as que não utiliza com frequência para que o dispositivo funcione melhor.

Verifique também as suas galerias de fotografias e vídeos, que são ficheiros grandes, e elimine os ficheiros de que não precisa, utilizando a função que lhe permite criar uma cópia de segurança dos seus ficheiros na nuvem. Quanto mais espaço tiver disponível, melhor será o desempenho geral.

Repor as definições de fábrica

Se, em caso de emergência, já tiver tentado todos os truques acima e continuar a ter problemas de desempenho, pode considerar a hipótese de repor as definições de fábrica do seu smartphone. Antes de o fazer, certifique-se de que faz uma cópia de segurança dos seus dados importantes, uma vez que este processo irá eliminar todas as informações do seu dispositivo.

A reposição das definições de fábrica dá-lhe uma imagem limpa e faz com que o seu smartphone funcione como se tivesse acabado de sair da fábrica, proporcionando-lhe a fluidez e a eficiência de que necessita no seu dia a dia.

Mais Recentes

Se vir filas na Mercadona não estranhe: vão à procura deste novo produto que é a salvação para cabelos secos (custa menos de 3 euros)

há 16 horas

Os amantes do automobilismo já podem trazer as suas marcas de carros preferidas nos pés: basta adquirir estes luxuosos ténis

há 16 horas

É dos muitos que sofrem de insónia de forma recorrente? Relaxe: experimente esta infusão e durma melhor (já hoje)

há 16 horas

Estes 8 alimentos são tão ricos em proteínas que podem substituir o ovo 

há 17 horas

Todos queremos ter abundância e prosperar na vida: para o conseguir ponha já em prática estes conselhos

há 17 horas

Gostava de visitar a Assembleia da República? Se tudo correr bem, vai conseguir fazê-lo aos fins-de semana

há 18 horas

Era para ser antes, mas atraso não permite que o novo hospital desta cidade abra portas antes de 2026

há 18 horas

Orlando Bloom segue os passos de Cristiano Ronaldo, e não estamos a falar de futebol (mas sim de algo muito mais frio)

há 18 horas

Por mais de 10 milhões de euros a mansão secreta deste antigo presidente norte-americano está à venda

há 18 horas

Colocado o sinal de não incomodar, é hora de fechar a porta do aposento: hotéis revelam os pedidos de serviço de quarto mais estranhos (e loucos)

há 18 horas

Com 95 mil centenários este país bate recorde de longevidade (e é a casa da pessoa mais velha do mundo)

há 19 horas

Devido aos fogos que atingem Portugal esta companhia aérea permite mudar voos do Porto para Lisboa (sem custos para passageiros)

há 19 horas

Esta prestigiada universidade tem um curso que ensina como ser feliz: descobrimos 8 das suas principais lições

há 19 horas

Numa altura em que Portugal volta a ser fustigado pelo fogo, este livro chega para nos relembrar os incêndios de 2017

há 19 horas

Um dos mais notáveis romances em língua portuguesa publicados no século XX vai regressar às livrarias

há 19 horas

Conhecido pelo café de excelência, São Tomé e Príncipe é agora a “casa” de um “café impossível”: a responsabilidade é toda da Delta

há 20 horas

Brasil vai acolher mais dois hotéis desta companhia hoteleira portuguesa: descobrimos onde vão ficar localizados e podemos revelar que é o paraíso

há 20 horas

Esta é a infusão que deve beber regularmente para ter um abdômen saudável (e limpo), aconselha esta especialista

há 22 horas

Forte turbulência sentida por avião norte-americano causa hemorragias nos passageiros, obrigando o avião a pousar novamente

há 22 horas

Emirates e Museu do Futuro recebem a primeira Aviation Future Week

há 22 horas

Subscreva à Newsletter

Receba as mais recentes novidades e dicas, artigos que inspiram e entrevistas exclusivas diretamente no seu email.

A sua informação está protegida por nós. Leia a nossa política de privacidade.