De acordo com o Future of Beauty da Avon, as principais razões para utilizar um regime de cuidados da pele são a saúde, o bem-estar e a hidratação, sendo cada uma delas considerada mais importante do que o antienvelhecimento quando se trata dos objetivos para manter um regime de cuidados da pele.
Em todo o mundo, 97% das mulheres utilizam os cuidados de pele para garantir a hidratação e 97% por motivos de saúde e bem-estar contínuos. O antienvelhecimento continua a ser uma preocupação para 92% das mulheres a nível mundial, mas, curiosamente, não é o princípio e o fim de tudo na escolha dos cuidados de pele.
Esta tendência surge no relatório Power in Ageing de 2022 da Avon, onde metade das mulheres concorda que a pandemia as fez perceber que a saúde é mais importante do que a aparência (50%) e quase três quartos (72%) diz querer concentrar-se numa aparência saudável em vez de jovem como resultado1.
INFLUÊNCIA DOS CUIDADOS DA PELE
Apesar do aumento do número de influenciadores digitais a partilhar conselhos sobre cuidados com a pele e da preocupação com o facto de as pessoas estarem “cansadas” de especialistas, mais de um terço das mulheres (36%) afirma que um dermatologista ou médico são em quem mais confiariam para as ajudar a cuidar melhor da sua pele. Por país, o Reino Unido é o país onde menos se confia em qualquer fonte, com 22% a dizer que não confia em ninguém quando se trata de conselhos sobre cuidados com a pele. Na Roménia, as mulheres preferem os profissionais da pele online (36%) e, na África do Sul domina a confiança nos segredos familiares sobre cuidados com a pele, com 14% a valorizarem a opinião da irmã, da mãe e da avó.
UM PREÇO PARA A BELEZA
À medida que o custo de vida continua a aumentar, a procura de valor levou a que os “dupes” – ou produtos que parecem replicar grandes nomes e produtos de beleza mais caros a um preço mais acessível – se tornassem mais populares.
Embora ninguém seja avesso a uma pechincha, os Millennials e a Geração Z lideram a tendência, com 64% das inquiridas pertencentes à Geração Z do Reino Unido a concordar que a utilização de dupes é uma boa forma de poupar dinheiro. Em França, 54% dos consumidores com idades compreendidas entre os 16 e os 34 anos afirmam que as imitações dos produtos de luxo proporcionam a mesma experiência do que os originais2.
Quase dois terços (62%) das mulheres afirmam que estariam dispostas a pagar mais por um produto de cuidados da pele se este for mais sustentável, com as mulheres das Filipinas (77%) e da África do Sul (73%) a liderar o caminho. Quando lhes é perguntado o motivo, três quartos das mulheres em todo o mundo (75%) dizem acreditar que, ao pagar mais, obtêm um produto de melhor qualidade, enquanto 37% dizem sentir que, ao pagar mais, estão a fazer algo “bom” para o planeta.
No entanto, há também um sentimento muito forte de que os consumidores não devem pagar mais; quase metade (49%) das mulheres que afirma que não pagaria mais considera que as marcas devem assumir os custos de produzir produtos mais sustentáveis.
Katarzyna Lato-Jablonska, Head of Package Engineering da Avon refere que: “É uma parte essencial da nossa estratégia comercial continuar a testar tecnologias sustentáveis, bem como a investigar ingredientes renováveis e regenerativos para fórmulas e embalagens. Um exemplo é o ensaio de um bioplástico com carbono negativo. Este material é produzido retirando o carbono do ar e utilizando um processo biotecnológico para o transformar num material bioplástico compostável. Este processo não só reduz a pegada de carbono do produto, como também retira carbono adicional do ar, pelo que é negativo em termos de carbono. Criámos também a Avaliação do Ciclo de Vida, uma ferramenta inovadora para medir o impacto ambiental total de um produto. Isto mede todo o ciclo de vida de um produto – desde a água, carbono, resíduos e renovabilidade – e permite-nos ter os dados para garantir que cada produto que concebemos é melhor do que o anterior.”
TRÊS É O NÚMERO MÁGICO
Em todo o mundo, em todas as idades e escalões de rendimentos, 63% das mulheres preferem um regime de cuidados da pele mais reduzido, com um máximo de três produtos. Atualmente, com mais produtos capazes de realizar várias tarefas e com séruns e cremes cada vez mais concebidos para serem utilizados de manhã e à noite, nunca foi tão fácil reduzir o tamanho da prateleira de produtos para a pele.
Com isto em mente, a AVON introduziu o mais recente ANEW Skin Renewal Creme Hidratante, com 10X mais tecnologia Protinol™, que se junta aos já favoritos ANEW Skin Renewal Creme para Olhos e Skin Renewal Sérum Renovador. Embora consigam resultados mais efetivos quando usados em conjunto, cada um conta com múltiplos benefícios para a pele.
– O novo ANEW Skin Renewal Creme Hidratante, agora com 10x mais Protinol™ do que nunca, hidrata intensamente a pele, aumenta a sua força, elasticidade e firmeza e ajuda a ativar a renovação celular da pele.
– O ANEW Skin Renewal Sérum Renovador contém agora 10x Protinol™ e niacinamida para ajudar a restaurar anos de perda de colagénio e tem uma fórmula leve que é facilmente absorvida para proporcionar um duplo impulso de colagénio e uma dose específica de ingredientes poderosos.
– O ANEW Skin Renewal Creme para Olhos esbate e ilumina instantaneamente toda a zona do contorno dos olhos, suavizando drasticamente o aspeto das linhas e rugas.
Alimentada pela combinação da tecnologia Protinol™, que renova milhões de células da pele em apenas 7 dias, a gama ANEW está ao nível da qualidade e do calibre de marcas muito mais caras do mercado, para proporcionar uma beleza fiável e acessível, na qual os clientes se podem sentir confiantes, sabendo que rivaliza com a concorrência mais cara.
1https://www.avonworldwide.com/beauty-innovation/innovation-centre/future-of-beauty/power-in-ageing
2https://www.cnbc.com/2023/10/31/gen-z-millennials-are-shopping-for-dupes-the-most-report-finds.html