Uma pesquisa realizada pela Universidade de Iowa (EUA) e publicada no British Journal of Sports Medicine concluiu que treinos de força reduzem a mortalidade em idosos, mesmo quando não estão associados a atividades aeróbicas. Foram observados 99.713 idosos que tinham, em média, 71 anos.
O estudo mostrou que a prática de exercícios ajudou a reduzir a incidência de doenças cardíacas e até cancro. Comparando-se idosos que praticavam apenas exercícios aeróbicos e idosos que realizavam aeróbicos e musculação, a taxa de redução de óbitos foi de 40%.
De acordo com a personal trainer Noemia Toffano, é da mais absoluta importância a prática de atividade física para um envelhecimento com qualidade de vida.
«A prática moderada de exercícios garante desde a prevenção e o retardr de inúmeras doenças que são comuns com o passar dos anos, até a manutenção da funcionalidade do próprio corpo. O foco é conseguirmos manter ativos, com músculos, ossos e articulações a funcionar de forma eficaz para realizar as atividades do dia a dia», explica.
A especialista afirma que há diferenças notáveis entre idosos que começam a praticar atividade física e idosos sedentários. «É grande a diferença tanto na parte da saúde quanto na parte motora. Quem sempre praticou exercícios normalmente terá mais facilidade».
Muitas pessoas acreditam que, se não realizou atividade física até agora, é tarde para começar. Mas isso é um engano. A musculação na terceira idade ou qualquer outro tipo de exercício pode ser iniciado em qualquer altura.
«Quanto mais cedo começar, melhor, já que o corpo precisa de tempo para se adaptar. Mas os resultados sempre vêm com dedicação e determinação. A melhor forma de começar é devagar, respeitando o tempo de adaptação do corpo. Isso em qualquer idade», diz Noemia.
O segredo para conquistar resultados, segundo a profissional, é ter disciplina e não pensar muito. «Assuma esse compromisso na sua vida e naquele horário. Se estiver muito difícil, contrate um personal a princípio, porque assim terá um compromisso com outra pessoa naquele horário fixo. E foque-se mais na saúde do que no resultado final».