<br><br><div align="center"><!-- Revive Adserver Asynchronous JS Tag - Generated with Revive Adserver v5.5.0 -->
<ins data-revive-zoneid="25" data-revive-id="6815d0835407c893664ca86cfa7b90d8"></ins>
<script async src="//com.multipublicacoes.pt/ads/www/delivery/asyncjs.php"></script></div>
Partilhar

Não duram para sempre: saiba quando deve renovar as suas especiarias

27 Março 2024
Sandra M. Pinto

Importa saber para que tenha sempre as especiarias mais saudáveis em casa.

Ervas e especiarias industrializadas compradas em mercados têm como prazo de validade maior, geralmente 12 meses desde a data em que foram embalagens hermeticamente fechadas, e algumas vezes acrescentam aditivos, como acidulantes e antiumectantes, para estender a conservação.

Ervas e especiarias compradas soltas ou em saquinhos preparados pelo feirante têm validade mais pequena. Não ultrapassam quatro meses. Isso porque os sacos plásticos transparentes ficam expostos à luz, ao calor e à humidade, assim como as bacias abertas na feira exibindo os diversos temperos, estão mais sujeitos ao desenvolvimento de micro-organismos indesejáveis e à perda das características originais do produto.

SOBRE CONSERVAÇÃO
Se comprar os temperos em saquinhos, o recomendável é transferir o conteúdo para um pote de plástico ou de vidro, com tampa que feche bem. Faça uma etiqueta identificando a erva ou a especiaria e o prazo estipulado na embalagem.

COMO USAR
Para prolongar o sabor das ervas e especiarias secas basta tomar alguns cuidados. Abrir e fechar o pote onde estão guardados e voltar para o armário evita perdas.

Use uma colher seca para tirar o tempero. Ou vire o pote sobre a palma da mão, e nunca diretamente sobre uma panela que esteja exalando calor.